Presidente da República visitou Sinagoga de Lisboa


O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou ontem, dia 19, a Sinagoga de Lisboa, tendo assistido a uma celebração, na qual, após ter usado da palavra, descerrou uma lápide em honra de Shimon Peres.

Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que Portugal deve reconhecer e acarinhar a sua herança judaica, salientando o seu papel na formação da identidade nacional.

«A esta herança, que nos enriqueceu no passado e que teve um papel importante na formação da nossa identidade, nunca é de mais manifestar uma palavra de gratidão», acrescentando «Devemos reconhecê-la e acarinhá-la, pois sabemos que quando o não fizemos ficámos todos a perder. Foi Antero de Quental quem chamou calamidade nacional à expulsão dos judeus de Portugal».

Na celebração, após as orações e salmo, o Presidente da Comunidade Israelita de Lisboa, Gabriel Steinhardt, fez uma intervenção na qual, em relação à historia dos judeus em Portugal questionou “Quem em Portugal é que pode ter a certeza absoluta de não ter na sua genealogia uma costela secreta dessa descendência?”.