Nacional Motocross 2017 – Alqueidão e Águeda estão de volta

Tal como em 2016 os campeonatos nacionais de motocross voltam a contar com nove etapas no seu calendário e entre elas destaca-se o regresso de duas das catedrais da modalidade ao ‘activo’: Alqueidão e Águeda.

No mesmo ano em que o campeonato do mundo regresso a Águeda em conjunto com os campeonatos Europeus de 125, 150 e 250, o ‘Casarão’ irá igualmente acolher uma das rondas do campeonato interno quinze dias apenas antes da chegada das estrelas da modalidade. Mas não será apenas o regresso da pista da Bairrada a merecer destaque no calendário do próximo ano pois também está de volta ao campeonato a pista de Alqueidão. Após mais de uma década de ausência a pista junto a Torres Novas volta a receber o Nacional naquela que será mesmo a prova de abertura do campeonato no arranque de uma temporada que se prevê bastante animada e com paragens já conhecidas de anos anteriores.

125 2T EM ESTREIA
Outra das novidades em 2017 será a nova classe 125 2T que dividirá as pistas juntamente com as MX2 e destina-se a motos com motores a dois-tempos com cilindradas entre os 125cc e os 144cc de capacidade sem limite de idade para os participantes. O objectivo da nova classe visa não apenas permitir aos jovens pilotos oriundos dos Iniciados fazerem a transição ao escalão maior de uma forma mais suave sem terem que obrigatoriamente competir de imediato com uma 250 mas também permitir a todos aqueles que querem competir com um baixo custo terem a sua oportunidade de participar no campeonato.

REGIONAIS SÃO APOSTA
Dando continuidade à sua aposta nos troféus regionais a Federação de Motociclismo de Portugal irá em 2017 dar apoio total a este tipo de competição que tanta popularidade tem vindo a conquistar nos últimos anos. MX Ribatejo, Sintra MX, Pentacontrol, Açores e Madeira serão novamente uma realidade em 2017, sendo que no MX Ribatejo estará igualmente presente o Troféu Suzuki e uma classe Senhoras.

ESCOLAS AJUDAM JOVENS
Contando com a experiência de nomes como os de Hugo Santos ou Luis Ferreira a Escola de Motocross da FMP irá continuar no próximo ano a promover estágios para amadores e também nas ilhas (Açores e Madeira) apoiando ao mesmo tempo as participações de jovens pilotos em provas de cariz mundial ou europeu, o mesmo se passando com Luis Outeiro que estará de novo no Europeu 150 tal como a selecção que estará na Coupe De L’Avenir na Bélgica.

CALENDÁRIO 2017

5 de Março – Alqueidão
19 de Março –  Freixo de Espada à Cinta
9 de Abril – Marinha das Ondas
16 de Abril – Casais S. Quintino
30 de Abril – Granho
14 de Maio –  Águeda
21 de Maio – Moçarria
28 de Maio – Fernão Joanes
11 de Junho – Vieira do Minho 

PROVAS INTERNACIONAIS

27 e 28 Maio – Europeu MX 65 e 85cc (Fernão Joanes)
1 e 2 de Julho – Mundial MX (Águeda)