Cristiano de Sousa e Ana Margarida – nomes do fado que poucos conhecerão.


Cristiano de Sousa e Ana Margarida, partilharam na passada noite o palco do Lounge D, dando assim continuidade às Grandes Noites de Fado no Lounge D do Casino Estoril.

Cristiano de Sousa, que desde cedo cultivou o seu gosto pelo fado, muito por influencia de seu tio, o fadista Dionísio de Sousa, iniciou esta noite de fado, interpretando os chamados “fados tradicionais” a que o seu timbre vocal e a sua postura em palco se adaptam na perfeição. “Vem Comigo”, “Julguei Endoidecer”, “Moreninha da Travessa”, foram alguns dos fados que pudemos escutar, tendo terminado a sua atuação com “Em Lisboa” uma homenagem à cidade que o acolheu.

Este fadista, nascido em Quarteira, tem vindo, pouco a pouco, a consolidar a sua carreira, com inúmeras atuações em países tão distantes e tão distintos, como Estados Unidos e Rússia. Pena será, que no nosso país, apenas o possamos ouvir em algumas casas de fado de renome, como Adega Machado e Restaurante Luso.

Ana Margarida foi a segunda participação da noite. Fadista com uma voz e  uma postura muito “castiça”, perfeita para os fados que interpreta  tais como “Amar, Amar” de Florbela Espanca, “Gosto de ti, porque gosto” e “Fui ao baile” . Aliás percebe-se bem que a escola da conhecida fadista Maria da Fé, está ali muito presente.

Ana Margarida, que nasceu em Oliveira de Azeméis foi desde muito cedo, influenciada musicalmente pela mãe, tendo começado a estudar musica aos 6 anos.

Ainda muito jovem, começou a abrilhantar os serões de fado que sua mãe organizava em casa, até que em 2008, participou na homenagem a Fernanda Baptista, no Teatro Sá da Bandeira e ganhou o Premio Revelação desse ano.

Em 2010 gravou um álbum de estúdio a que deu o nome de “Na Voz do Vento” . Em 2011, deixa o ‘seu Norte’ e instala-se em Lisboa, aceitando o convite para cantar n’A Severa. Passa depois pelo Hotel Tivoli e Adega Machado.

Desde meados de 2013, faz parte do elenco do Sr. Vinho, ao aceitar o convite de Maria da Fé.

Estes dois fadistas, foram magistralmente acompanhados por Diogo Quadros e Bernardo Romão nas guitarras e Luis Roquette na viola.

O público não foi indiferente às atuações destes dois fadistas, cantando e aplaudindo com entusiasmo. Num ambiente intimista propicio para escutar fado, tivemos o prazer de presenciar duas boas atuações que transformaram a noite num serão muito agradável.

As Grandes Noites de Fado no Lounge D, têm o próximo espetáculo (o último deste ciclo) no próximo dia 25 de Janeiro, sendo Peu Madureira e Ana Sofia Varela, os fadistas.