Exposição “Festa Barroca” inaugurada no Palácio Nacional da Ajuda.


A Exposição “Festa Barroca” ilustra e representa uma maneira diferente de contar a história, a arte e a cultura italianas, através da reconstituição dos sumptuosos trajos e do ambiente das cortes italianas na época barroca.

A exposição que ontem, dia 19, foi inaugurada fala da cultura italiana em homenagem a Portugal, sendo realizada num Palácio que é um dos símbolos da cultura portuguesa e italiana e que, construído como sede de representação da Casa Real portuguesa, acolheu e ainda hoje acolhe, festas institucionais e cerimónias ao mais alto nível.

Esta exposição apresenta os momentos principais do cerimonial das antigas festas italianas na Corte que nasceram em Itália na época renascentista e que, no período barroco, assumiram caraterísticas ainda mais espetaculares.

A partir de Itália, o próprio conceito de festa difundiu-se pela Europa e depois pelo mundo. A titulo de exemplo refira-se que com a chegada da Corte portuguesa ao Brasil vários aspetos da Festa europeia se transformam vindo a dar lugar aquela que é a grande tradição do Carnaval brasileiro.

Os tecidos preciosos do Barroco, os sumptuosos trajes de cerimónia para as grandes Festas italianas na Corte e os elementos decorativos criados nestas ocasiões já só são visíveis em pinturas, ou em algumas peças originais, deterioradas, conservadas em alguns Museus e Coleções.

Esta exposição resulta da inspiração nos retratos famosos que, desde 1989, uma equipa de historiadores, investigadores, desenhadores, tecelões, costureiros, bordadores e artesãos especializados na laboração dos metais vem fazendo. Este trabalho minucioso de reconstituição de trajes e tecidos, permite oferece ao público de hoje uma viagem emocionante pelas cortes italianas barrocas.

A exposição, que tem entrada livre, estará patente ao público até 28 de Fevereiro e será completada e enriquecida por outros eventos culturais a ela interligados que também decorrerão no cenário do Palácio da Ajuda. Nomeadamente, no dia 31 de janeiro às 18h30 terá lugar o concerto de tiorba e guitarra barroca ‘Luci e ombre sonore’ pelo M.º Simone Vallerotonda e no dia 23 de fevereiro às 18h30 o espetáculo ‘Festa Barocca – Arie e danze nel XVII secolo’ com músicas e danças do século XVII pelo Ensemble La Rossignol composto por Letizia Dradi, bailarina; Roberto Quintarelli, contralto e bailarino; Matteo Pagliari, flauta de bisel e flauta transversal; Francesco Zuvadelli, cravo; Domenico Baronio, guitarra barroca e percussões

“Festa Barroca” tem organização da Ambasciata d’Italia, Istituto Italiano di Cultura di Lisbona, Associazione Invito a Corte, em colaboração com o Palácio Nacional da Ajuda, Generali Seguros e Ferrero. A realização é da King Studio e Invito a Corte, sendo a ideia de  Fausto Fornasari que é também o Comissário e Coordenador geral.