Carnaval da Madeira: a festa mais aguardada da ilha


O Carnaval da Madeira é uma das festas regionais mais animadas e possuidoras de uma alegria contagiante. E já em contagem decrescente para o evento mais aguardado do ano na ilha, espectáculos e cortejos já estão preparados para dias inteiramente festivos.

O programa do Carnaval 2017 na ilha da Madeira oferece-lhe uma diversidade de atividades à sua escolha.

As celebrações iniciam-se com a “Festa dos Compadres”, em Santana. Uma festividade de carácter tradicional, que se insere nos rituais de passagem do Inverno para a Primavera. Homens e mulheres confecionaram bonecos e bonecas com uma vertente satírica, onde o objectivo final é o julgamento do “compadre” e da “comadre”.

A partir da quarta- feira que antecede o dia de Carnaval, várias iniciativas de animação de rua enchem a baixa citadina do Funchal.

Música da época, espectáculos, arruadas e actuações diversas, irão dar vida às ruas…

Apesar de já não ter a adesão que em tempos teve, os famosos “assaltos” mantêm-se. Grupos mascarados “assaltam” a casa dos amigos com um único objetivo … comer algumas iguarias: como os sonhos e as malassadas.

Festas temáticas e diversão nocturna não faltam. A “Noite dos Hippies” e a “Noite dos Travestis”, convida moradores locais e turistas a se mascararem e divertirem.  

Na manhã de sexta-feira, que antecede o dia de Carnaval, cerca de um milhar de pequenos foliões provenientes de diversas escolas e creches do Funchal, desfilam, disfarçados, pelo centro da cidade (Avenida Arriaga), num ambiente de animação carnavalesca.

Já durante a tarde, a baixa da cidade será invadida por uma centenas de foliões da Associação de Desenvolvimento Comunitário do Funchal que irão desfilar pela Avenida Arriaga até ao Jardim Municipal.

Até que chega sábado, o dia tão esperado. O cortejo alegórico leva milhares de turistas e residentes ao centro do Funchal pela noite. Cerca de um milhar de foliões com os seus vistosos trajes desfilam ao som de música, esbanjando alegria e animação pela população.

Segue-se o Cortejo trapalhão, na terça-feira, na Rua da Carreira. A participação é aberta a todos. Desde sátira social e política, aos quadros tradicionais, até ao simples disfarce de caracterização.

Várias iniciativas pensadas em colorir, animar os dias não só de locais como de turistas, com muitas brincadeiras, porque afinal é Carnaval e ninguém leva a mal…