“Expedição Todo Terreno Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau”

Alexandre Correia, Editor da revista Todo Terreno, partiu no passado dia 27 para uma nova aventura pelo norte e oeste do continente africano ao volante do novo SUV PEUGEOT 3008. À semelhança de outra aventura realizada em setembro de 2013, então com um PEUGEOT 2008, esta nova viagem será feita por uma unidade estritamente de série do PEUGEOT 3008, que já este ano se viu premiado com os mais importantes galardões da indústria automóvel europeia e nacional, no âmbito dos respetivos troféus de “Carro do Ano”.

Percorrendo sete países de dois continentes, a “Expedição Todo Terreno Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau” é simultaneamente uma aventura, um desafio e uma homenagem. “Aventura porque percorrer África e atravessar o deserto do Sahara será sempre isso mesmo; Desafio porque partir para uma viagem destas em solitário, sem o apoio de outro veículo, já o é, que se torna ainda maior quando se opta por um modelo absolutamente de série e com tração simples; e Homenagem porque esta expedição recorda as raízes do ‘Dakar’, contribuindo decisivamente para despertar o interesse pelas grandes aventuras em todo terreno,” refere Alexandre Correia.

A “Expedição Todo Terreno Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau” tem como objetivo atravessar o norte de África, o Sahara Ocidental e o Sahel, para entrar na denominada África Negra, recorrendo às duas rodas motrizes deste SUV PEUGEOT 3008 mas e tirando partido da avançada tecnologia a bordo, com especial destaque para o seu PEUGEOT i-Cockpit e demais conteúdos de infotaiment associados, o que facilitará a condução e as comunicações.

O Suv que na passada segunda-feira arrancou para a longa viagem de 15.000 km é um 3008 Allure 1.6 BlueHDi 120 cv com Advanced Grip Control rigorosamente de série, unidade de tração às rodas da frente que apenas se viu dotada de pneus all-terrain, mais robustos para uma utilização intensa fora de estrada. Normalmente com características urbanas e extraurbanas ver-se-á conduzido por aquele especialista, numa viagem a solo em que enfrentará os mais variados tipo de pisos – pistas de terra, pedregosas, poeirentas, esburacadas e lamacentas, sem esquecer as areias do Sahara – por vezes enfrentando-se temperaturas bastante elevadas.

 

O percurso de 15.000 km

A “Expedição Todo Terreno Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau” apontou dia 27 a Faro e dali a Sevilha e ao Cabo Tarifa, onde se fará o embarque para Marrocos. Já no continente africano, no segundo dia o PEUGEOT 3008, com o seu aventureiro solitário, passará por diferentes cidades daquele reino, prosseguindo-se a viagem pela costa atlântica, rumo a sul, na viagem de ida, e pelo interior no regresso, depois de aquele especialista cruzar o deserto do Sahara pala 15ª vez na sua vida.

Segue-se a Mauritânia, com passagem pelas difíceis pistas de areia e por cidades como Nouakchott, Atar ou Diama. Uma vez chegado ao Senegal, a paisagem muda radicalmente, rumo a Dakar, a cidade que dá nome a uma prova que a PEUGEOT já venceu por seis vezes, quatro neste continente (1987, 1988, 1989, 1990) e mais duas na América do Sul (no ano passado com o 2008 DKR e este ano com o 3008 DKR).

Depois disso atravessa-se a Gâmbia, o mais pequeno de todos os países africanos, e chega-se à Guiné-Bissau, término da primeira parte desta viagem, onde ao longo de duas semanas Alexandre Correia fará um retemperar de forças antes da viagem de regresso a Lisboa, aproveitando para explorar as muitas memórias lusas deixadas no local, nesta outrora colónia portuguesa.