“Paula Rego, Histórias & Segredos” – revelações nunca antes divulgadas


80 pinturas, 80 obras de arte. A Casa das Histórias de Paula Rego, em Cascais, inaugurou ontem (06) a exposição “Histórias & Segredos”, com obras da artista e do seu marido Victor Willing. Uma data que marca também o lançamento do documentário realizado pelo seu filho Nick Willing com a biografia da sua mãe.

“Histórias & Segredos”, é uma exposição com um registo íntimo e pessoal sobre uma das mais importantes artistas contemporâneas portuguesas, Paula Rego.

Ontem, às 11h45, Nick Willing, o cineasta e filho de Paula Rego, e a curadora Catarina Alfaro deram início à Conferência de Imprensa sobre a mais recente exposição da artista e também do filme realizado por Willing dedicado à obra de sua mãe.

A conferência era para ser conduzida pela própria artista mas devido a problemas de saúde Paula Rego esteve ausente. Desta forma, foi o cineasta quem assumiu a condução da conferência e da visita guiada dos jornalistas à exposição.

Ao todo são 7 salas com 80 obras, algumas apresentadas publicamente pela primeira vez. Durante a visita é possível testemunhar as variadas fases da vida da artista, desde os seus primeiros quadros às suas mais recentes criações.

Segundo o filho, os seus primeiros quadros estavam guardados numa gaveta da casa da sua avó, nunca antes tinham sido vistos por ninguém. Falamos de quadros criados na década de 50, ainda ela dava os primeiros passos, mas já se percebia o talento nato para a Arte. Pinturas que mostram o que a artista plástica via e o que lhe ia na alma.

Várias fases, todas elas explicadas na primeira pessoa, em biografias expostas em cada sala, como o exemplo de quadros que mostram a rotina familiar, como a obra “Pescador” que retrata o seu próprio pai em dias de pesca.

“Depressão” é também umas das salas que capta toda atenção pela revelação de um período negro da vida de Paula. Através de 12 quadros, em pastel, é visível através de retratos expressões de tristeza e angústia vividos em 2007. Todas estas obras estiveram expostas até ao dia 1 de abril, na galeria da artista em Londres, a Marlborough Fine Art.

A par das suas obras, existe também uma sala com pinturas feitas pelo seu marido, Victor Willing, falecido em 1988. Alguns feitos para serem divulgados outros como o próprio filho afirmou “que fazia e arrependia-se. Contudo, a mãe, Paula Rego, aproveitava sempre o verso do quadro para fazer uma nova pintura”. Assim sendo, existem também quadros frente e verso, com obras do casal.

 “Histórias & Segredos”, como diz o próprio título da exposição, e também do documentário realizado pelo seu filho e cineasta Nick Willing .

“A minha mãe contou-me histórias que nunca tinha ouvido. Então perguntei-lhe se podia fazer um filme sobre ela e ela aceitou”, afirmou.

Segundo Nick Willing, as pessoas poderão acompanhar “de perto” a vida pessoal e os seus segredos no documentário, exibido a partir de ontem nas salas de cinema do país.

Já a exposição estará na Casa das Histórias, em Cascais, até dia 17 de Setembro.