Grupo Adecco lança “Experience Work Day”, proporcionando a jovens o 1º contacto com o mundo do trabalho

No próximo dia 26 de abril, a Adecco Portugal proporciona experiência única a todos os estudantes na procura de emprego e orientação de carreira

O Grupo Adecco, líder mundial em soluções de recursos humanos, vai lançar a nível mundial, a primeira edição do Experience Work Day, no próximo dia 26 de abril. Esta ação tem como objetivo proporcionar orientação e aconselhamento a jovens estudantes que procuram o seu primeiro emprego, decorrendo em 700 agências e escritórios do Grupo, espalhados pelo mundo.

Em Portugal, a Adecco contará com a participação de 9 departamentos: Marketing, Recursos Humanos, CSA (Centro de Serviços Administrativos), Cobranças, Informática, Comercial, Recrutamento, Qualidade e Serviço

Cada um dos departamentos acima referidos ficará responsável por mostrar aos jovens como é um dia de trabalho numa multinacional líder mundial.

Esta iniciativa irá decorrer nas delegações da Adecco em Lisboa e Porto. As vagas são limitadas, pelo que todos os interessados deverão inscrever-se através do link: https://adecco1.typeform.com/to/b4n8Mf

Das 09h30 às 13h00 a Adecco Portugal irá receber jovens de diversas áreas que foram previamente selecionados por cada responsável de departamento, tendo em conta critérios como idade, localidade, formação e carta de apresentação.

Setecentos escritórios e filiais do grupo, em 46 países, irão abrir portas a milhares de candidatos que procuram emprego. Os participantes poderão acompanhar os funcionários da Adecco nos departamentos e funções à sua escolha, conhecer as oportunidades profissionais, a variedade de carreiras disponíveis e conseguir uma experiência, em primeira mão, de diferentes tarefas específicas.

Os insights e aconselhamentos serão fornecidos por especialistas de recursos humanos. A nível internacional, as sessões também incluirão a análise de currículos, avaliação de redes sociais, coaching para o domínio profissional de entrevistas e seminários para avaliar e orientar o desenvolvimento das principais capacidades exigidas no mercado de trabalho, atualmente. Os participantes terão, de igual forma, a oportunidade de ter conhecimento sobre a grande variedade de opções laborais, bem como trabalhos, estágios e oportunidades oferecidas pelo próprio Grupo Adecco.

Segundo Carla Rebelo, Diretora Geral da Adecco Portugal, “cada etapa da minha carreira tornou-se essencial na minha aprendizagem e preparação para o futuro. Consideramos que este tipo de experiências é fundamental, e que poderá contribuir para uma integração mais suave no mercado de trabalho. Enquanto líderes mundiais na área de recursos humanos temos essa preocupação e entendemos que é também nossa missão pensar em ações que possam facilitar esta transição de alguma forma.”

Esta é uma experiência global que segue o sucesso da iniciativa Street Day, também do grupo Adecco, lançada em 2012 e que apoiou mais de 3 milhões de pessoas, em todo o mundo, a conseguir um melhor inicio no mundo do trabalho.

A transição do ensino para o mercado de trabalho e a tomada de decisão que será crucial para a sua carreira profissional, é uma das fases mais desafiantes e críticas na vida dos jovens. Com a estimativa global de 71 milhões de jovens desempregados, essa passagem acaba por se tornar cada vez mais impactante, por meio das rápidas mudanças nas estruturas dos trabalhos, das novas exigências face às competências dos trabalhadores e a crescente incerteza com que estes vivem.

Como é do conhecimento geral, a melhor forma de se conseguir um emprego é através da experiência. No entanto, esta é a grande lacuna nos jovens, precisamente pela falta de prática no momento em que concluem os seus estudos. A grande maioria não obteve qualquer contacto com o mercado de trabalho, e muitos não sabem ainda por onde passará a sua carreira, as opções disponíveis ou, simplesmente, que tipo de profissão se enquadra melhor com as suas capacidades, personalidade e aspirações.

O Experience Work Day faz parte do programa Way to WorkTM do Grupo Adecco, lançado em 2013 para combater o desemprego juvenil e a escassez de competências, desenvolver a empregabilidade dos jovens e ajudá-los na sua integração no mundo laboral. Através do Way To Work, o Grupo Adecco oferece aos jovens estágios e formas de aprendizagem, orientação, formação e uma oportunidade de se tornarem “CEO’s por 1 mês”.

 

Os candidatos podem verificar os seus programas locais em:

https://www.adeccowaytowork.com/en/experience-work/

 

 

Veja o vídeo do Experience Work Day