79ª Volta a Portugal em Bicicleta – Damien Gaudin é o 1º Camisola Amarela


Damien Gaudin foi o vencedor do Prologo realizado esta sexta-feira, 4 de agosto, ficando em segundo lugar o campeão português de contrarrelógio, Domingos Gonçalves (RP-Boavista), que gastou mais dois segundos e o espanhol Alejandro Marque (Sporting-Tavira) ficou em terceiro com diferença de três segundos.

Num prólogo de 5,4 quilómetros junto ao Rio Tejo, entre a Avenida da Índia e a Praça do Império, Damien Gaudin, da equipa de ciclismo do exército francês, Armée de Terre, chegou, viu e venceu na capital portuguesa. O francês de 30 anos voou à média de 50,6 Km/hora nos cinco quilómetros e 400 metros do contrarrelógio que atribuiu a primeira Camisola Amarela entregue, em Lisboa. O registo de 6’24’’deixou o segundo melhor tempo a dois segundos. “Vim com três objetivos: o prólogo, uma etapa e o contrarrelógio final. O primeiro está feito!” A afirmação de Damien Gaudin, o francês vencedor, não deixa margem para dúvidas sobre o que pretende nesta primeira participação na prova portuguesa, uma vez que na montanha não se diz especialista.“Como sou um dos mais velhos da equipa, vim também para ensinar os mais jovens a abordar as etapas. Para muitos é a primeira vez que fazem provas por etapas com tantos dias”, argumenta o chefe de fila da Armée de Terre.

Neste dia de lutas individuais contra o cronómetro também mereceu destaque o canadiano Travis Samuel (H&R Block ProCycling Team) ao vestir a Camisola Branca RTP, por ser o melhor jovem em prova.

Hoje disputa-se a 1ª Etapa entre Vila Franca de Xira e Setúbal, numa extensão de 203km com passagem por oito municípios ribatejanos e no difícil cenário da Serra da Arrábida antes da meta.

 

Reportagem efectuada em parceria com a Revista Noticias do Pedal.