79ª Volta a Portugal em Bicicleta – Garcia de Mateos ataca Camisola Amarela com vitória em Oliveira de Azeméis

Foi nos 500 metros sempre em plano inclinado, em Oliveira de Azeméis, que Vicente Garcia de Mateos (Louletano – Hospital de Loulé) “driblou” os principais adversários e com meia roda de vantagem saciou a sede de vitória. O triunfo do espanhol na 8ª etapa da Volta a Portugal Santander Totta apertou o cerco à Camisola Amarela de Raúl Alarcón.

“Estava-nos a faltar uma vitória nesta Volta a Portugal e finalmente chegou! Amanhã (esta segunda-feira) temos uma etapa muito dura, vamos ver como é que as pernas respondem e decidiremos a estratégia”, disse aliviado Garcia de Mateos com semblante feliz a contrastar radicalmente com o estado de espírito que vinha a exibir até aqui. O triunfo e a presença da namorada deram a conhecer um “novo” corredor.

Vencedor, pela terceira vez, de uma etapa na Volta a Portugal, Garcia de Mateos subiu a segundo da classificação geral agora com apenas 14 segundos de desvantagem para o comandante da prova. “É uma distância muito curta, mas ao mesmo tempo pode ser bem grande! Pode ser que esta Volta se decida por dois ou três segundos”, expressou o espanhol de 28 anos, confirmando a intenção de apostar todas as fichas na derradeira etapa. “Estou preparado para ganhar o contrarrelógio em Viseu, vamos ver como as pernas respondem. Ainda faltam dois dias.”

 

A etapa dos recordes

Com temperaturas sempre acima dos 30 graus, logo desde Gondomar de onde partiu a antepenúltima etapa, assistiu-se a uma primeira hora de competição cumprida à velocidade mais rápida de sempre nesta edição. Os 47,1 km/h devem-se ao trabalho feito na fuga do dia protagonizada por Egor Silin (RP-Boavista) e Luís Afonso (LA Alumínios – Metalusa Blackjack) que atacaram ao quilómetro 19 e, na contagem de montanha em Vila Viçosa, atingiram os 9’30’’ de vantagem, a maior diferença de tempo para o pelotão até à data. A fuga durou quase 117 quilómetros, sendo anulada antes da meta volante de Nogueira do Cravo onde se assistiu a uma verdadeira luta pelas preciosas bonificações.

«Nesta luta, ao segundo, “porque por um se ganha e por um se perde”, Gustavo Veloso por passar primeiro arrecadou três segundos seguido por Vicente Garcia de Mateos (Louletano – Hospital de Loulé) e Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira).»

Raúl Alarcón (W52-FC Porto) lidera e segue de Amarelo com a vantagem substancialmente reduzida para Garcia de Mateos (Louletano – Hospital de Loulé), segundo classificado a 14 segundos enquanto o italiano Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira) na terceira posição está a 19 segundos.

Relativamente às diversas classificações não houve alterações de liderança:

Camisola Amarela Santander Totta – Raúl Alarcón (W52-FC Porto)

Camisola Verde Rubis Gás – Vicente Garcia de Mateos (Louletano – Hospital de Loulé)

Camisola Azul Liberty Seguros – João Matias (LA Alumínios – Metalusa Blackjack)

Camisola Branca RTP – Krists Neilands (Israel Cycling Academy)

 

Amanhã, 14 de agosto, naquela que será a etapa Rainha desta volta, serão percorridos 184,1 quilómetros que ligarão a Lousã à Guarda. A mítica subida à Torre é feita pela vertente de Seia num dia em que a montanha fará naturalmente mais uma grande seleção dos homens que ainda poderão aspirar ao triunfo final em Viseu.