As Termas de Longroiva oferecem um sábado diferente com atividades gratuitas para toda a família.


O Ciclo de Eventos, iniciativa promovida pelas Termas Centro, chega pela primeira vez ao distrito da Guarda no próximo sábado, dia 02 de agosto. As Termas de Longroiva, em Mêda, serão a anfitriã desta iniciativa, que promete um fim de semana com muita animação e atividades gratuitas para toda a família.

As atividades iniciam-se no sábado pelas 9h30, com um passeio pedestre interpretativo de seis quilómetros por Longroiva, onde os participantes poderão observar e explorar a herança natural e histórica da região que envolve a estância termal. O ponto de encontro será na entrada das termas. [1]

Após o passeio, às 11h30, realiza-se uma visita ao balneário termal, onde as termas prepararam uma oferta única: os participantes podem usufruir de um banho vinoterapêutico, uma experiência única inspirada nas uvas e nos seus elementos. A atividade repete-se às 15h00.[2]

Às 15h00 realiza-se um workshop de degustação, que decorre junto à entrada das termas, ministrado pelo Chefe João Sá e pela Nutricionista Raquel Ribeiro. A plateia é convidada a aprender tudo acerca de uma alimentação saudável, à base de produtos regionais.

Pelas 16h30, na entrada do Longroiva Hotel Rural, toda a família poderá assistir a um momento teatral coproduzido pelas Marionetas de Fios. O teatro de marionetas “Bravos Reis, Bravos Amores” conta a história do trágico romance de D. Pedro e de D. Inês de Castro de forma divertida e irá entreter miúdos e graúdos.

Celebrando de novo as tradições gastronómicas, as termas organizaram uma visita à Quinta Vale d’Aldeia, pelas 17h45. A visita à quinta vinícola irá ser guiada por Sandra Nobre, e os visitantes terão a oportunidade de aprender os processos de produção do vinho e de sentir os seus aromas sofisticados. O transfer é disponibilizado pela organização que partirá às 17h30 da entrada do Longroiva Hotel Rural. [3]

Durante todo o dia decorrem os Jogos do Hélder, nas zonas exteriores do hotel das termas, onde toda a família se pode divertir com estes jogos de inspiração medieval.

A iniciativa Ciclo de Eventos, promovida pelo projeto Termas Centro tem como objetivo dinamizar a competitividade turística de cada uma das 22 estâncias termais da região, mostrando aos portugueses que ir às termas não é uma atividade exclusiva dos mais sénior. A iniciativa, que começou no inicio de julho e irá passar por todas as estâncias termais da região centro, visa proporcionar às famílias fins de semana diferentes, repletos de atividades gratuitas dos mais variados âmbitos: natureza, gastronomia, saúde e bem-estar e cultura.

As Termas de Longroiva são a décima estância termal a receber o Ciclo de Eventos, e a primeira no distrito da Guarda.



[1] A atividade requer inscrições prévias que podem ser feitas através do telefone: 279 849 230. Recomenda-se que os participantes tragam água, chapéu, protetor solar e roupa e calçado adequados para caminhar.

[2] Participações limitadas. Os participantes podem fazer a sua inscrição através do telefone: 279 849 230 e devem trazer chinelos e fato de banho.

[3] Participações limitadas. Inscrições através do telefone: 279 849 230.