16ª Bênção dos Ciclistas reuniu cerca de dois mil ciclistas em Fátima

Realizou-se ontem (25) a tradicional Bênção dos ciclistas, promovida pela União de Ciclismo de Leiria, que contou como habitualmente com a presença do Bispo Emérito da Diocese de Leiria/Fátima, D. Serafim Ferreira e Silva.

Aldrabiscas

Após a concentração no parque 12 (do Santuário de Fátima), os muitos ciclistas, vindo de todos os pontos do país, rumaram ao Calvário dos Húngaros onde na Capela de Sto. Estevão foi rezada missa por D. Serafim.

Na sua homilia, D. Serafim, também ele um amante da bicicleta e do ciclismo, pediu a Nossa Senhora, proteção para todos os que se deslocam “nas duas rodas”, referindo ser muito gratificante verificar que cada ano que passa, vê aumentar o numero de ciclistas que, levados pela fé, ali se deslocam.

Foi com emoção que todos os presentes, escutaram as palavras de conforto, de Fé e de sabedoria daquele homem que já muito viu e viveu, mas que todos os anos faz questão de “em quanto Deus me der saúde e força” como diz, os ir abençoar.

Também Carlos Vieira, presidente da União de Ciclismo de Leiria, agradeceu a todos a presença naquele local e principalmente a Nossa Senhora pelas bênçãos concedidas ao longo do ano que passou.

Carlos Vieira referiu ainda a viagem que fez do Vaticano a Fatima, em homenagem ao Papa Francisco, na companhia de dois grandes companheiros destas andanças a quem agradeceu de coração a companhia e o companheirismo. Foram eles, o médico Antonio Figueiredo e o piloto de automóveis, Miguel Vilar.

No final, José Morais da Revista Noticias do Pedal, um dos grandes impulsionadores e divulgador deste evento, ofertou a D. Serafim e a Carlos Vieira, uma lembrança simbólica, representando a imagem de Nossa Senhora e de uma bicicleta.

De entre todos, dois participantes, chamaram-nos a atenção. Maria do Carmo, que começou a pedalar com 29 anos e nunca mais parou. Vários passeios por Portugal, nomeadamente, cinco volta à Ilha Terceira, nos Açores e a Espanha, diz-nos que o melhor de tudo, foram os amigos que fez. Hoje a idade e alguns problemas de saúde, já não a deixam pedalar tanto, mas a esta Bênção não pode faltar.

O outro participante, fez o ano passado uma viagem pela causa “Zero Desperdício” de Lisboa ao Vaticano tendo sido recebido por Sua Santidade o Papa Francisco. Filipe Gaivão pedalou até Fatima na bicicleta abençoada pelo Papa Francisco em 2017.

Já no almoço que usualmente encerra esta comemoração, a Benção de 2019 começou a ser delineada, ficando em cima da mesa a ideia de alargar este evento a participantes de Tribyke, (bicicletas de 3 rodas, normalmente utilizadas por portadores de algum tipo de deficiência), ideia que elementos da organização e especialmente D.Serafim acolheram com entusiasmo.

Reportagem efetuada em parceria com a Revista Noticias do Pedal.