ENDURO ALEGRO CASTELO BRANCO – MUNDIAL REGRESSA A PORTUGAL

A cidade de Castelo Branco volta a ser, entre os dias 4 e 6 do próximo mês, a capital mundial do enduro. Depois de no ano passado, os melhores pilotos da especialidade terem competido na capital da Beira Baixa, a elite volta à região para discutir as melhores posições na terceira ronda do campeonato do mundo da modalidade.

® DR

A excelência da organização da Escuderia Castelo Branco resultou na distinção da prova de 2017 como a melhor da temporada. Os níveis estão, por isso, muito altos e a equipa liderada por António Sequeira tudo fará para que o Alegro Enduro de Castelo Branco seja, uma vez mais, referência. A grande questão está em saber quem sucederá a Nathan Watson e Steve Holcombe como reis da modalidade na cidade albicastrense.

Para já, a Escuderia Castelo Branco estima receber cerca de uma centena de pilotos e equipas. Entre estes estão os melhores e habitués do campeonato do mundo, seja em que categoria for, como alguns outsiders e participantes portugueses que têm, assim, a oportunidade de rivalizar com a elite mundial. Como incentivo, os pilotos nacionais não pagam inscrição.

A nível competitivo, a Escuderia Castelo Branco vai manter a estrutura bem-sucedida que implementou em 2017, mas com uma novidade. A Super Test, prova que congrega um pouco dos três desafios que formam as provas de enduro – Cross Test, Extreme Test e Enduro Test – vai realizar-se nos três dias de competição e não apenas no primeiro. Será uma forma espectacular de terminar cada jornada do Alegro Enduro de Castelo Branco.

“O Alegro Enduro de Castelo Branco foi um excelente projecto que tivemos em 2017 e procurámos, para este ano, manter o que resultou e optimizar os pontos mais bem-sucedidos. É por isso que, a nível desportivo, vamos estender a Super Test para o final de cada dia de competição. Por outro lado, conseguimos que, juntamente com a Federação de Motociclismo de Portugal, tornar a participação para os pilotos nacionais ainda mais aliciante.” explicou o director desportivo do Alegro Enduro de Castelo Branco, Hélder Esteves.

O objectivo da Escuderia passa por transformar Castelo Branco numa verdadeira cidade do enduro durante três dias. Em particular, o Centro Comercial Alegro que volta a ser um parceiro ímpar e a garantir todas as condições para a operacionalização da prova.

Programa concentrado

A verdadeira acção do Alegro Enduro de Castelo Branco começa na sexta-feira, dia 4 de Maio. Depois das verificações técnicas, que começam às 13 horas, as equipas têm quatro horas para testar e ultimar os pormenores de preparação da prova que começa com o Super Test às 21 horas, seguido de um espectáculo de fogo de artifício. Ao longo da competição haverá, ainda, inúmeros momentos de animação.

No sábado e no domingo, os concorrentes disputam os Cross Test, Enduro Test e Extreme Test. Fazem-no por três vezes em cada dia e terminam com a repetição do Super Test. No sábado, a partida está marcada para as 10 horas e a cerimónia de entrega de prémios será às 18 horas. No domingo, o formato é o mesmo, mas começa tudo uma hora mais cedo.

À semelhança do que aconteceu em 2017, o Extreme Test realiza-se na Quinta da Pipa, o Cross Test será no Bairro Valongo, junto ao estádio, e o Enduro Test terá como palco o Parque Industrial junto ao Centro Comercial Alegro.

A Escuderia Castelo Branco pretende que o Alegro Enduro de Castelo Branco volte a ser uma grande festa e, para isso, vai promover um espectáculo musical na noite de sábado para domingo.

Selecção prepara os 6 Dias de Enduro

A Federação de Motociclismo de Portugal vai aproveitar a ronda mundialista de enduro em Portugal para realizar um estágio de nível elevado com vista à participação na edição de 2018 dos 6 Dias que este ano se realizam em Viña del Mar, no Chile.

O facto de o Alegro Enduro de Castelo Branco receber os melhores pilotos da especialidade é um factor de competitividade que a entidade federativa valoriza e, por isso, já selecionou dez pilotos que vão estar em competição para fazer a sua preparação para a prova que se realizará em Novembro.