All You Can Swing – A música e o espetáculo que fogem aos habituais festivais e concertos

Regressando ao mundo da musica de onde esteve ausente algum tempo, Óscar Romero, apresentou no passado dia 6 em Almada um novo projeto musical intitulado “All You Can Swing”.

Aldrabiscas

Acompanhado por Carlos Ribeiro no baixo, Tó Moreira nos teclados e Nuno Macara na bateria, este grupo pretende recriar o ambiente dos clubes americanos dos anos 50 transportando-nos para os anos dourados do Swing, numa viagem musical, onde temas atuais como “Every Breath You Take” dos Police, “Bad Case of Loving You” de Robert Palmer ou “Lemon Tree” dos Food Garden, entre outros, são transformados em composições onde o Swing e o Jazz se fundem com o Pop

Com a intenção de levar este projeto musical, de norte a sul de Portugal, Óscar Romero, referiu o facto de estar a ser feito um trabalho de divulgação junto de várias entidades, para que mais pessoas tenham acesso a este tipo de música e de espetáculo que foge aos habituais festivais e concertos. “Na música há lugar para tudo. Antes as pessoas vestiam-se para ir jantar fora, para ir a um espetáculo. Agora vão de qualquer maneira, pretendemos trazer um pouco de glamour à vida das pessoas que nos vêm ouvir”, refere Óscar Romero, continuando, ”este espetáculo, poderá variar, consoante a sala onde seja apresentado, pois tem várias versões. Este foi o mais simples. Há o show, com mais músicos, com bailarinas, há a versão “Cotton Club” … enfim está em crescimento e transformação. “

Cantor, humorista, coreografo, e entertainer, Óscar Romero, com apenas 6 anos, iniciou a sua formação artística no Conservatório do Liceu de Barcelona, onde estudou canto, solfejo e piano. Mais tarde viria a prosseguir os seus estudos já em Lisboa, onde concluiu o Curso de Artes e Ofícios do Espetáculo, após o que rumou a Londres, para estudar a arte dos musicais.

Em 2008 lançou o seu primeiro trabalho “Sentimientos Secretos” e seis anos depois, em 2014, na cerimónia dos Fox Music USA Latin Awards, em Houston, conquista o prémio Novo Talento Pop. “Uma distinção importante para a minha carreira” considerou Óscar Romero.

No verão de 2017, grava o videoclip “veneno”, um tema com uma sonoridade diferente entre o Regaetton e a Rumba que pretende ser o regresso a uma carreira a solo.

Carlos Ribeiro, baixista tem integrado projetos de vários estilos musicais nas áreas da composição, produção, arranjo e interpretação ao vivo e em estúdio, donde destaca – o Corvo (rock), Womucoba (fusão, world), Barafunda (tradicional), Dumanota (jazz e bossa), Lux Aeterna (coral), Sofia de Portugal (fado), Fernando Ferreira (lusófona), Inbeatrio (hip-hop, funk), Syana (pop) e Cabace (afro). Em 2016 fundou com João Lima, João Dacosta e Jorge Lopes Fernandes os REMEXIDO, com quem compôs e gravou o 1º álbum de originais.

Nuno Macara, e Tó Moreira fizeram o seu percurso musical, tocando em clubes de Jazz e do Swing, um pouco por todo o mundo.

Resta-nos referir que o publico que lotava a sala, cantou e aplaudiu de pé os All You Can Swing, prenuncio que vamos continuar a ouvir falar deles, até porque Óscar Romero deixou escapar, que irá haver novidades brevemente, sem, contudo, querer desvendar quais as ‘novidades’.