Concluída a última Qualificação Nacional com a estreia na Madeira do Neymar Jr’s Five by Red Bull

Ao longo de dois meses o país vibrou com as qualificações do maior torneio de futebol de cinco do mundo. O Neymar Jr's Five by Red Bull deixou assim uma forte marca de norte a sul do país, visitando este ano pela primeira vez a ilha da Madeira – uma etapa que apurou no último fim de semana a derradeira equipa com lugar garantido para a Final Nacional de Lisboa, que reúne doze equipas no próximo dia 28 de abril.

® DR / RBCP

A Madeira fez no último fim de semana a sua estreia no mapa do Neymar Jr’s Five by Red Bull, juntando-se assim ao périplo de qualificações iniciadas no passado dia 17 de fevereiro, em Lisboa. Com um total de onze qualificações, a competição deixou uma forte marca no país, revelando novos talentos e confirmando outros. Lisboa, Seixal, Évora, Sintra, Gaia, Coimbra, Braga, Porto e São Vicente foram assim os pontos do mapa nacional desta fase inicial da competição, envolvendo um total de 220 equipas.

Situado em São Vicente, o Estádio dos Juncos foi o local escolhido para a estreia do torneio na Madeira, com 12 equipas e 60 jogadores a demonstrarem um bom nível técnico. Na final, o resultado acabou por ser favorável à equipa “A Portuguesa”, que derrotou os “Gym Team” por duas bolas a zero. Esta etapa contou com o apoio da Câmara Municipal de São Vicente e do Diário de Notícias da Madeira.

O torneio Neymar Jr’s Five by Red Bull representa uma nova forma de jogar futebol de cinco – sem distinção de sexo, o torneio está aberto a equipas de cinco elementos (que podem ter dois suplentes), com jogadores de idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos e 2 jogadores que podem ter mais de 25 anos. A competição desenvolve-se em três fases distintas – qualificações (fase de grupos), final nacional e final mundial. As regras são inovadoras, a começar pela ausência do tradicional guarda redes. As partidas têm a duração máxima de dez minutos, vencendo no final a equipa com maior número de jogadores em campo. Sempre que uma formação marcar um golo é automaticamente expulso um elemento da equipa adversária, o que pode ditar o apito final ainda antes dos dez minutos regulamentares.

A próxima fase da competição realiza-se em Lisboa no próximo dia 28 de abril, com a Final Nacional a reunir as 11 equipas apuradas durante as qualificações nacionais e uma equipa selecionada pela Dream Football de Luís Figo. O objetivo é encontrar os nossos representantes para a Final Mundial, que irá reunir (21 de julho) no Brasil as 60 equipas eleitas à escala global.