MADEIRA: DIA INTERNACIONAL DOS MONUMENTOS E SÍTIOS ASSINALADO UM POUCO POR TODA A REGIÃO

O Governo Regional, através da Secretaria Regional do Turismo e Cultura celebra, amanhã, dia 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano sob o tema "Património Cultural: de Geração em Geração", com ações que ganham particular relevância na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Machico.

® DR

Assinalando a conclusão das obras de recuperação das abóbadas das capelas do Espírito Santo e de São João Baptista, da Igreja Matriz, a cerimónia de amanhã visa sensibilizar a população para a vulnerabilidade do património cultural e para o esforço que está associado à sua proteção e maior valorização, numa alusão direta à temática escolhida para este ano, que chama a atenção, precisamente, para a importância da salvaguarda do Património cultural, de geração em geração.

As celebrações têm inicio previsto para as 21.00 horas, com a Apresentação do Guia Bilingue da Igreja Matriz de Machico, da autoria de Rita Rodrigues, material informativo e promocional que se destina tanto à população residente quanto aos turistas. Segue-se uma visita guiada à Igreja, a cargo de Francisco Clode de Sousa e Rita Rodrigues, da Direção de Serviços de Museus e Património Cultural da DRC.

Pelas 21.30 horas, terá lugar o Concerto comemorativo, com o seguinte programa.

Primeira parte:

• “Canzona para corneta com eco” – Anónimo Ibérico

• Ária “Flammende Rose” – G. F. Haendel

• 1º and. da Sonata TWV 42 G. Telemann

• “Ich folge dir gleichfalls”, da Paixão segundo S. João – J.S. Bach

• Prelúdio da 1ª Suite para Violoncelo – J.S. Bach

• Fuga em lá m – J. Stanley

• “Hostias et Preces” J. Jongen

• “Pentecost II” – C. Kimberling

• “Ave Maria” – G. Caccini (atr.)

Interpretadas por: – Paulo Silva (órgão de tubos); Maria João Pereira (soprano); Carla Abreu (flauta de bisel); László Szepesi (violoncelo).

Segunda parte:

• Estreia da peça “Memórias”, do compositor Pedro Macedo Camacho, interpretada por: Pedro Camacho (flauta transversal); Louise Whipham (oboé); José Barros (clarinete); Manuel Balbino (fagote); Rúben Silva (trompa).

Paralelamente e ao longo do dia de amanhã, os vários Museus tutelados pelo Governo Regional associam-se a estas celebrações com entradas gratuitas e apresentam diversas propostas para assinalar a data.

O Museu Quinta das Cruzes irá funcionar, ininterruptamente, entre as 10.00 e as 17.30 horas. Neste Museu, pelas 10.00 horas, será lançado o projeto “Memórias da Quinta” à comunidade – projeto que visa recolher histórias de vivências e memórias deste lugar, junto da comunidade local, regional, nacional e internacional – estando previstas Visitas Guiadas das 11.00 às 12.00 horas e das 15.00 às 16.00 horas, destinadas ao público em geral e, ainda, entre as 11.30 e as 12.30 horas, uma atividadepedagógica, intitulada “Memórias de um Lugar | Uma casa…uma quinta…um Museu”, direcionada ao público infantojuvenil e sénior.

Já o Museu Etnográfico da Madeira apresenta a atividade “MEMÓRIAS PARA A POSTERIDADE”, um encontro Intergerações, numa visita ao museu, ação que terá lugar entre as 10.00 e as 12.00 horas.

As comemorações este ano têm como finalidade impulsionar o diálogo intergerações, enquanto ferramenta de conhecimento, de desenvolvimento e de diversidade.

Esta atividade tem como principal objetivo promover a interação entre gerações para que os idosos possam ter um papel social ativo, de cidadania e de respeito, pela preservação da identidade madeirense, e os alunos, por outro lado, através da pesquisa efetuada na escola e no seu meio social, despertem para outras realidades etnográficas, adquirindo novos saberes e sentindo-se atores na valorização e reforço da identidade sociocultural madeirense.

No que toca ao Porto Santo, a Casa Colombo e o Núcleo Jorge Brum do Canto promovem, em conjunto com as Escolas  e em colaboração com a Universidade Sénior do Porto Santo – a atividade “Memórias de outrora”, que serão recordadas pelos alunos da Universidade. Aos alunos das escolas secundárias será pedido que escrevam uma carta, a qual será guardada num baú, para posterior abertura em data a definir.