Uma plataforma para inovação e mudança

No Ocean Summit, durante a paragem de Cardiff, houve uma série de anúncio que dão um maior impulso à luta contra a poluição por plásticos.

Cardiff stopover. Ocean Summit. 05 June, 2018. ® DR

Após um vídeo do Príncipe Carlos, os anúncios do governo galês, a Iceland Foods e os novos dados de microplásticos do Programa Volvo Ocean Race Science ajudaram a promover o crescente movimento Turn the Tide on Plastic.

Durante o evento, que decorreu na Race Village de Cardiff, o governo galês assinou o compromisso do país com a campanha #CleanSeas da United Nations Environment, juntamente com a World Sailing e o Comité Olímpico Internacional.

O governo galês também anunciou que a água potável seria disponibilizada ao longo da costa de 870 milhas do País de Gales, para ajudar a reduzir os plásticos de uso único.

O Iceland Foods Group anunciou o programa nas suas lojas de Retorno do Depósito. As máquinas de venda automática aceitam as garrafas de bebidas plásticas vazias da Iceland e reembolsam os clientes com um vale de 10 cêntimos por cada garrafa reciclada, para ser usado na loja.

E o Programa de Ciência da Volvo Ocean Race revelou dados de microplásticos da 8ª Etapa de Itajaí no Brasil para Newport, EUA.

As novas informações, recolhidas pelos barcos Turn the Tide on Plastic e Team AkzoNobel, encontraram 157 partículas por metro cúbico perto de Itajaí e 71 partículas por metro cúbico perto de Newport.

Anne-Cecile Turner, Líder do Programa de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race, disse: “Os Ocean Summits estão a elevar a fasquia como um fórum para iniciativas coletivas, criativas e inovadoras para o problema do plástico ambiental que afeta os nossos oceanos.

“Como uma plataforma, eles estão a alavancar esta questão premente para a agenda global, enquanto, e ao mesmo tempo, aumentam a conscientização pública. No entanto, para resolver o problema, precisamos manter este ímpeto para poder oferecer uma acção decisiva que crie soluções de longo prazo. ”

As apresentações e discussões centraram-se na nossa compreensão da poluição plástica e soluções inovadoras para o problema, o papel das ONG’s e como o desporto está a fornecer um modelo para um futuro sustentável.

Uma série de oradores internacionais incluiu Tony Juniper CBE, Hannah Blythyn, Ministra do Meio Ambiente de Gales, Lisa Svensson, Diretora de Meio Ambiente das Nações Unidas, Mark Towill, Co-Fundador e Diretor da Equipa Vestas 11th Hour Racing, Jocelyn Bleriot, Membro da Comissão Executiva, Fundação Ellen MacArthur, Wendy Schmidt, Presidente da Schmidt Family Foundation, co-fundadora do Schmidt Ocean Institute e Julie Duffus, Gerente de Sustentabilidade do Movimento Olímpico.

A apresentadora do Sky News, Sarah-Jane Mee, foi a mestre de cerimónias do evento.

Hannah Blythyn, ministra do Meio Ambiente de Gales, referiu que “2018 é o Ano do Mar no País de Gales , e é ótimo poder assinar a campanha Clean Seas, esta é uma iniciativa importante para resolver a questão do lixo plástico nos nossos mares. ”

Até hoje, os Ocean Summits de Alicante, Cidade do Cabo, Hong Kong e Newport, Rhode Island, já resultaram em governos, empresas e uma série de defensores dos oceanos a advogar compromissos sólidos para ajudar a parar a disseminação omnipresente do plástico nos nossos mares. .

Uma recente pesquisa realizada pela Bluewater, Parceira de Sustentabilidade da Volvo Ocean Race, descobriu que um em cada dois britânicos se preocupam com o facto de a água potável que sai da torneira conter contaminantes, incluindo partículas de microplástico.

Anders Jacobson, presidente da Bluewater, referiu “Claramente, os britânicos estão profundamente preocupados com a qualidade da água da torneira e preocupam-se com a contaminação por bactérias e micro-plásticos. Por isso, eles estão-se a voltar para a água engarrafada como precaução, o que é a solução errada, porque cria um enorme fluxo de lixo plástico que polui ainda mais a nossa água. ”

O Programa Volvo Ocean Race Sustainability é uma parceria com a 11th Hour Racing, a Fundação Mirpuri e os nossos outros parceiros, Volvo, AkzoNobel, Ocean Family Foundation, Stena Recycling e Bluewater.