Volvo dedica, em Portugal e no mundo, o Dia Mundial do Ambiente à limpeza dos oceanos e à “guerra ao plástico”

Assinalando o dia Mundial do Ambiente a Volvo Car Portugal levou hoje a efeito a limpeza da Praia dos Moinhos, no Samouco (Alcochete). Em colaboração com a Brigada do Mar (projeto de intervenção ambiental nacional com 10 anos de existência), funcionários, parceiros, concessionários e jornalistas, num total de 70 pessoas estiveram, esta manhã, empenhados nesta ação que no final, ajudou a recolher mais de 1 tonelada de lixo.

Aldrabiscas

Se todos fizermos um pouco, podemos juntos fazer a DIFERENÇA.

Este foi o lema que juntou hoje colaboradores da Volvo Cars por todo o mundo, numa iniciativa global de limpeza de praias, rios e enseadas, aumentando a conscientização e ajudando a combater a poluição de plástico nos nossos oceanos.

Mais de 850 funcionários e concessionários da Volvo Cars em 16 países saíram hoje dos escritórios, largaram os computadores e dedicaram-se à recolha de lixo em prol do Dia Mundial do Ambiente das Nações Unidas e da campanha Clean Environment.
Desde o seu início em 1974, o Dia Mundial do Ambiente é dedicado a cuidar do planeta.

O tema é, este ano, “Acabar com a poluição de plástico”. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, mais de oito milhões de toneladas de plástico são despejadas nos oceanos a cada ano. O problema tornou-se global, são 9,4 milhões de toneladas no fundo mar, um tapete oceânico de lixo. Se nada for feito, em 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano.

A Volvo Cars tem orgulho na mobilização dos seus colaboradores apoiando a campanha Clean Seas e ajudando a “mudar a maré” no que toca ao uso de plástico. Essa iniciativa é uma extensão da campanha Volvo Cars Beach Clean Up, que arrancou na Volvo Ocean Race, em outubro do ano passado. Até o momento, mais de 600 funcionários já realizaram limpezas em todos os continentes.

Em 2017, a Volvo Cars anunciou o compromisso líder na indústria para electrificar todos os seus novos modelos lançados após 2019. No mês passado a empresa anunciou o fim do plástico em todas as suas instalações e eventos até o final de 2019, tendo igualmente afirmado que pretende que os automóveis 100% elétricos representem 50% de suas vendas globais em 2025. Nesse ano, a empresa pretende fabricar automóveis sem que para tal exista qualquer impacto ambiental. Em janeiro, a fábrica de motores em Skövde, na Suécia, tornou-se sua primeira instalação sem impacto ambiental da história da marca.