Rita Rugeroni lança livro infantil para explicar o divórcio aos mais pequenos

Rita Rugeroni passa da rádio para o papel com o lançamento de um livro muito especial pensado para mostrar às crianças que existem diferentes dinâmicas familiares e que o que importa é o amor, e a amizade. "Por Amor e por Amizade" é uma visão moderna e bem-disposta sobre o divórcio, e por isso uma boa ferramenta para ajudar os adultos a explicarem estes temas às crianças.

Por Amor e Por Amizade
Por Amor e Por Amizade - ® DR

 

Por Amor e Por Amizade é um livro infantil, mas que também vai fazer sentido para muitos adultos. Quando me divorciei, a minha primeira preocupação foi explicar aos meus filhos que o amor e a cumplicidade que a mãe e o pai sentiam por eles, não ia mudar, mesmo que já não fossem um casal ou não morassem na mesma casa. É uma história sem moralismos e que não pretende dar lições a ninguém, apenas relembrar a importância do nosso clã e desmistificar, na cabeça das crianças, os vários tipos de famílias que existem hoje em dia. É também a minha história e o meu olhar sobre quem já se divorciou e voltou a juntar as peças todas.”, refere Rita Rugeroni sobre este novo projeto que tanto a orgulha.

É através das personagens de Eduardo, do Diogo e da Sofia, melhores amigos de 8 anos, que Rita Rugeroni nos mostra como cada família tem a sua própria dinâmica e como podem ser tão diferentes umas das outras. O Eduardo tem uma família tradicional, com pai e mãe a morarem juntos, e o Diogo tem duas famílias, a da mãe e a do pai. E depois surge a Sofia, que tem duas famílias e, nelas, dois meios-irmãos que a adoram.

Um livro divertido onde impera o respeito, o amor e a amizade. “Não há famílias perfeitas, nem famílias melhores que as outras, há apenas sentimentos que as unem”, acrescenta a autora.

A autora Rita Rugeroni tem três filhos, dois do seu primeiro casamento e um do segundo casamento.

O ilustrador Pedro Benvindo nasceu em 1987, em Lisboa licenciou-se na Faculdade de Belas Artes e especializou os seus estudos na Lucerne University of Applied Sciences and Arts, na Suíça. Desde 2009 começou a trabalhar em animação, ilustração e já fez várias exposições.