Fernando Cardoso é o vencedor do Chefe Cozinheiro do Ano 2018

O Chefe Fernando Cardoso do Altis Belém Hotel & SPA foi o vencedor, do concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA). O evento decorreu no passado dia 28 de junho no Mercado de Arroios em Lisboa e que teve a MAKRO como patrocinadora oficial.

Fernando Cardoso é o vencedor do Chefe Cozinheiro do Ano 2018
Fernando Cardoso é o vencedor do Chefe Cozinheiro do Ano 2018 - ®DR

 

A 29ª edição do concurso reuniu, mais uma vez, Chefes de norte a sul do país que tiveram a possibilidade de colocar em prática todo o seu conhecimento e criatividade no desenvolvimento e confeção de vários pratos. Na presente edição o primeiro lugar alcançado por Fernando Cardoso resultou da produção de um menu composto por Açorda de ovos, coentros e cebolas em curtume (entrada); Ervilhas, bivalves e pregado (peixe);  Borrego, queijo de Seia e batatas assadas (carne); Sonhos de abóbora  (sobremesa) e Caldeirada de cherne (prato tradicional em tacho/forno).

O jantar e a entrega de prémios decorreram no Cais da Pedra, sendo os anfitriões o CCA 2017, Luís Gaspar e o Grupo Multifood.

Esta consagração gratificou o vencedor com alguns prémios, sendo que se destaca o cheque-oferta de 1.000€ da Makro, entregue pela Head of Marketing and Communication da Makro Portugal, Sílvia Lopes.

Contou ainda com o fornecimento de produtos de marca própria – Makro Chef, providenciados para o concurso que conferiram uma qualidade e frescura aos pratos confecionados pelos participantes.

A completar o pódio desta edição, com o segundo e terceiro lugares, ficaram Carlos Gonçalves, chefe do Corinthia Lisbon Hotel e Jorge Fernandes, do Hotel Iberostar Lisboa, respetivamente. Ambos os Chefes pertencem às equipas de competição culinária da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.

“É com muito gosto que apoiamos esta competição que tem uma importância ímpar para os chefes cozinheiros portugueses e para a riqueza gastronómica nacional. Iniciativas como esta destacam e valorizam os cozinheiros portugueses, permitindo manter a renovação de talentos na cozinha lusa”, refere Sílvia Lopes.

Em competição estiveram 6 finalistas, entre eles Carlos Gonçalves do Hotel Corinthia Lisboa; Fernando Cardoso do Hotel & Spa Altis Belém; Jorge Fernandes do Hotel IberoStar Lisboa; Pedro Pinto do Vila Vita Parc Resort & Spa; Tony Martins do Douro Palace Hotel Resort & Spa; e Vítor Adão do Restaurante 100 Maneiras.

A avaliar os concorrentes esteve um Júri composto por profissionais de excelência, reconhecidos a nível mundial. Esta edição foi presidida por Nuno Mendes, chefe de cozinha dos restaurantes Chiltern Firehouse e Taberna do Mercado, em Londres; António Bóia (JNcQUOI, Lisboa), Alexandre Silva (Loco, Lisboa), Leonel Pereira (São Gabriel, Almancil), Pedro Lemos (Pedro Lemos, Porto), Ricardo Costa (The Yeatman, Vila Nova de Gaia) e ainda, Helmut Ziebell e Orlando Esteves.

O Clube CCA é o Clube de Participantes no Concurso Chefe Cozinheiro do Ano, desde a sua primeira edição, em 1990. Tem como intuito dar um novo impulso na valorização da profissão de cozinheiro e contribuir para a dignificação da cozinha portuguesa.

Pertencem ao Clube CCA todos os concorrentes apurados para a final, elementos do júri, parceiros institucionais, patrocinadores e membros honorários, nacionais ou internacionais.

O atual presidente do Clube do CCA é Luís Gaspar, que passou o título ao Chefe Cozinheiro do Ano, Fernando Cardoso.