FESTIVAL DO CRATO – Calema e Os Quatro e Meia são as novas confirmações.

CALEMA e OS QUATRO E MEIA são as novas confirmações no cartaz do Festival do Crato que integra, como sempre, alguns dos melhores projectos da música nacional e internacional, juntando-se aos já anunciados Morcheeba, Ugly Kid Joe, Mando Diao, Xutos & Pontapés, Richie Campbell, Slow J, Raquel Tavares, Tiago Bettencourt e Bárbara Bandeira que irão também marcar presença no evento.

FESTIVAL DO CRATO - ® DR

 

O Festival do Crato, que este ano se realiza de 29 de Agosto a 1 de Setembro, já tem um percurso firmado no roteiro nacional dos Festivais de Verão, continuando a oferecer a quem o visita uma rica e eclética programação musical.

CALEMA

É a dupla mais famosa de São Tomé e Príncipe e veio agitar a música em Portugal (e não só). Os irmãos António e Fradique formam os Calema que se tornaram, nos últimos tempos, um verdadeiro fenómeno de sucesso global. O lançamento do single “Vai” marcou a sua estreia em airplay nas rádios nacionais e foi a grande afirmação dos Calema em Portugal. Sucedeu-se a canção “A Nossa Vez”, tema que dá nome ao segundo álbum de originais e que teve novamente enorme acolhimento nas rádios e redes sociais. Os seus temas contam com muitos milhões de visualizações no youtube e, no último ano, realizaram mais de 100 concertos em cerca de 12 países, passando, entre outros, pelo Coliseu dos Recreios em Lisboa. A digressão “A Nossa Vez” tem paragem obrigatória na vila do Crato!

OS QUATRO E MEIA

São seis mas chamam-se Quatro e Meia. “Música portuguesa com nova roupagem”, assim se descreve a própria banda que fez a sua primeira apresentação pública em 2013. O sexteto composto por guitarra, contrabaixo, violino, acordeão, bandolim e percussão tem procurado, de uma forma descontraída e bem-disposta, agregar o gosto pelo rock mais melódico e festivo, a música tradicional portuguesa e o fado ao mais variado manancial de música nacional, conferindo novos olhares e sonoridades na composição de canções feitas na língua de Camões. Com “Pontos nos Is”, o seu álbum de estreia, os Quatro e Meia entraram directamente para o nr. 1 da tabela nacional de vendas e têm percorrido o país de norte a sul.