Empresas galegas e lusas promovidas na Colômbia e no Panamá

Dois prescritores panamenhos e outro de origem colombiana, representantes dos setores contract, engenharia civil e náutica, participam, entre o 5 e o 9 de novembro, na missão inversa organizada pela Confederação de Empresários de Pontevedra (CEP), no quadro do projeto de cooperação transfronteiriça ECICII+, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, com o objetivo de contribuir para a internacionalização de empresas dos mencionados setores presentes na Eurorregião Galiza-Norte de Portugal.

ECICII+
Empresas galegas e lusas promovidas na Colômbia e no Panamá - ®DR

 

A CEP, que lidera o projeto ECICII+, colaborou nesta iniciativa com a Associação Multissetorial de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (INEO), parceira do projeto, e da Associação Galega de Empresas de Engenharia, Consultoria e Serviços Tecnológicos (Ageinco), adscrita à esta confederação.

Esta missão coincide com o máximo auge do setor contract da Eurorregião, cuja expansão o levou a ter presença em mais de 90 países. Além disso, os novos perfis de clientes, com diferentes formas de consumir e procurar serviços, fez com que o setor náutico e da engenharia centrem a sua oferta na inovação, a criatividade e a maior aplicação tecnológica.

É por isso que um dos principais objetivos desta missão inversa é mostrar aos prescritores da Colômbia e do Panamá a qualidade dos produtos e serviços que oferecem as empresas galegas e lusas, mas também dar a conhecer as oportunidades e as características que apresentam estes mercados latino-americanos para as empresas da Eurorregião Galiza-Norte de Portugal, fomentando a internacionalização e a cooperação luso-galaica.

Duas economias em auge para alargar a externalização

A economia do Panamá é uma das mais estáveis da América do Norte. De facto, nos próximos anos prevê-se que continue a crescer acima da média regional, devido, em parte, às obras de infraestruturas, à sua competitividade como centro logístico internacional e ao aumento de consumo privado, favorecido por melhorias no emprego e os salários, e pelo crescimento do crédito.

Haris Kozo Abramovic e Tania González Torres, prescritores do mercado panamenho, desejam contactar com empresas do setor da construção (serviços e soluções) e dedicadas à obra civil ou engenharias.

A situação a curto prazo da economia colombiana é similar: maior dinamização pelo incremento do consumo, resultado de uma menor carga financeira dos fogares e uma maior confiança dos empresários, que observam melhorias nos últimos meses.

Por isso, Antonella Farah Louis, prescritora procedente da Colômbia, com mais de seis anos de experiência no setor público e vinte no setor náutico, participa nesta missão com o intuito de procurar investidores interessados em Cartagena, especialmente, na construção e operação de marinhas ou projetos de inovação e empreendimento no tema náutico, entre outros interesses.

As reuniões B2 B protagonistas da missão

O ponto forte desta missão inversa serão as reuniões bilaterais (Business to Business ou B2 B) que manterão os prescritores com os responsáveis por empresas galegas e do norte de Portugal que solicitem participar. A inscrição pode ser feita até a véspera do fim da missão e é gratuita. As reuniões, cuja duração aproximada será de 45 minutos, serão na sede da CEP, embora também está prevista uma jornada de trabalho no Porto, em colaboração com a Associação Empresarial de Portugal, parceira do projeto ECICII+.

ECICII+, uma via para a internacionalização

O projeto Estrutura Empresarial Conjunta para o Impulsiono e a Captação de Iniciativas de Internacionalização (ECICII+) enquadra-se no Programa INTERREG V- A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 e tem como principal objetivo fortalecer a capacidade de internacionalização das PME da Eurorregião através da intensificação da cooperação transfronteiriça e do aproveitamento das sinergias da experiência galega e do norte de Portugal, e apostar na experimentação com modelos de internacionalização multissetorial.

O projeto ECICII+ visa fomentar a internacionalização empresarial pondo em valor as oportunidades que apresenta para as PME da Eurorregião, assim como partilhar experiências de sucesso em mercados exteriores destas empresas.