Presidentes da República de Portugal e de Moçambique no dia de abertura do EurAfrican Forum 2019

O Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, vão estar presentes no primeiro dia do EurAfrican Forum 2019, que decorre a 4 e 5 de julho na NOVA School of Business and Economics. Os dois Presidentes vão abordar vários temas relativos à relação entre os dois países e entre Europa e África, numa conversa moderada pela jornalista Cristina Esteves.

EurAfrican Forum, Cascais, Portugal
EurAfrican Forum 2019 - ®DR

 

«A Europa é um parceiro natural e de confiança para África. Com o poder das diásporas e as geografias EuroAfricanas é possível estabelecer um futuro comum», refere José Manuel Durão Barroso, Presidente do EurAfrican Forum, em antecipação ao evento. «Tenho a honra de presidir, pelo segundo ano em Portugal, esta iniciativa de alto nível numa parceria de iguais entre Europa e África, com o objetivo de promover um crescimento sustentável para ambos os continentes».

O EurAfrican Forum 2019 reúne dignatários internacionais para abordar as questões da relação entre Europa e África e realiza-se pelo segundo ano consecutivo em Portugal, na NOVA School of Business and Economics, em Cascais. Com o Conselho da Diáspora Portuguesa e a Câmara Municipal de Cascais como anfitriões, e com o Alto Patrocínio da Presidência da República e do Governo português, esta segunda edição foca-se no tema “Parceria entre iguais: partilhando valores, partilhando prosperidade”.

 

Notas sobre o programa

Cerca de 40 oradores internacionais vão realçar novas abordagens e paradigmas na relação entre Europa e África, entre os quais se destacam palestrantes como António Vitorino, diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações; Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros português; Koen Doens, da Direção-Geral da Cooperação Internacional e do Desenvolvimento da Comissão Europeia; Siyanda Mohutsiwa, escritora do Botswana, entre outros.

O EurAfrican Forum será também o palco da Assinatura do protocolo entre o Conselho da Diáspora Portuguesa, entidade organizadora, e a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), que decorrerá no dia 4 de julho às 10:30.

O programa do EurAfrican Forum 2019 apresenta cinco painéis de discussão principais, que se focam nas temáticas do crescimento, empreendedorismo e inovação; mudança para um sistema de relação igualitária; talento e diversidade dos fluxos migratórios; investimento e reabilitação das heranças culturais. Várias sessões paralelas complementam este programa.

São esperados cerca de 400 participantes, provenientes de 39 países africanos e 22 países europeus, incluindo chefes de Estado, membros de Governo, empresários, jovens empreendedores, ONGs, ativistas, membros da sociedade civil e órgãos de comunicação.