A arte de Keith Haring em exposição no CascaiShopping

Quinze anos após a 1ª exposição, realizada na Culturgest, Cascais, acolhe a exposição “Keith Haring. Entre a arte, o ativismo e a moda” de 10 de setembro a 10 de novembro.

Cascais
A arte de Keith Haring em exposição no CascaiShopping - ®DR

 

A obra de Keith Haring regressa a Portugal para uma exposição individual, única e surpreendente, numa mostra de 17 obras originais de uma das mais emblemáticas figuras do cenário artístico de Nova Iorque dos anos 80/90.

Para alem de ser um artista que questionou problemas controversos como a SIDA, a toxicodependência, a violência e o movimento político Apartheid, a obra de Haring, transcendeu o mundo da arte, influenciando o mundo da moda. Colaborou com ícones da moda e designers como Grace Jones e Vivienne Westwood entre outros e o seu legado continua vivo através de marcas como Coach e Lacoste.

Além destas 17 obras, estarão expostas criações de estilistas, inspiradas no trabalho de Haring, bem como a réplica do emblemático casaco usado por Madonna na festa de anos de Haring, na Paradise Garage, a 16 de maio de 1984 onde cantou “Dress you up”.

Sendo a moda, uma das temáticas desta exposição, o seu embaixador e porta-voz é Dino Alves, um dos maiores designers de moda e estilistas a nível nacional.

Mas esta exposição, vai mais além do que proporcionar uma experiência a quem vai fazer compras ao CascaiShopping.  A obra de Keith Haring, vai para a rua, apresentar-se às pessoas, tal como era apanágio do artista.

Metamorfosear o exterior e o interior de uma carruagem de comboio com padrões inspirados na arte de Haring, mas com um design original, foi o desafio feito a Akacorleone (Pedro Campiche). Este artista português, estará presente, dia 3 de setembro, no CascaiShopping, para pintar ao vivo a réplica de uma carruagem. Os visitantes poderão ver o artista a trabalhar e perceber melhor a sua técnica e processo criativo.

Depois, a obra irá andar, literalmente, na linha de Cascais, transformando uma simples viagem de comboio numa experiência imersiva à obra de Haring. Também a estação de Cascais será decorada com imagens alusivas à obra de Keith Haring.

O arranque da exposição, será marcado porum “live body Painting” com a modelo Sharam Diniz numa homenagem à performance que Keith Haring realizou com a supermodelo e cantora Grace Jones em Nova Iorque, em 1987.A performance será acompanhada por um bailarino, igualmente coberto em padrões inspirados na arte de Keith Haring.

 

Sobre:

– Keith Haring foi um artista e ativista americano, falecido em 1990, que utilizou a Pop Art e o Graffiti a partir da cultura que existia nas ruas de Nova Iorque nos anos 80.

As imagens e textos ilusoriamente simples de Haring questionaram temas cortantes de âmbito político e social. Como artista e ativista foi capaz de retratar questões sérias de forma divertida ou, pelo menos, animada quando comunicadas através de imagens caricaturadas e escolhas de cores novas e vívidas. Haring fez uso dos espaços públicos, não habitualmente dedicados à arte, para partilhar mensagens artísticas e políticas para vários públicos.

Em 2019 assinala-se o 30º aniversário da Fundação Keith Haring, cuja missão é proteger, expandir e manter a arte, os ideais e o espólio de Haring, apoiando crianças e instituições envolvidas na luta contra a SIDA.

Ao longo da sua vida, o artista criou mais de 50 obras públicas em várias cidades do mundo, muitas em instituições de caridade, hospitais, creches e orfanatos.

 

– Akacorleone: artista visual de ascendência portuguesa e suíça, que, influenciado pelo graffiti, manifesta na sua obra o gosto pela cor e o desenho, pela tipografia e a pintura. Mistura processos digitais e artesanais e apresenta um registo que assimila a ilustração e o mural.
Tal como Keith Haring, Akacorleone é reconhecido pelo uso de cores, tipografia, pela criação de personagens e formas refinadas, alcançando composições de originalidade e humor difundido.

 

– Sharam Diniz: em novembro de 2012 desfilou como uma das angels da Victoria’s Secret, tornando-se assim na primeira angolana e portuguesa a desfilar para a marca. Em novembro de 2015, voltou a ser convidada para o grande desfile, em Nova Iorque.
Em março de 2014, dá a cara pela campanha l’Instant Chanel- Spring Watches, para a prestigiada e mítica casa Chanel. São inúmeras as campanhas internacionais em que participou, entre as quais Tom Ford, Ralph Lauren e Armani Exchange.