Santa Cruz acolhe Campeonato do Mundo de Aviões

Esta é a primeira vez que Portugal acolhe a realização de uma prova mundial de navegação aérea, estando confirmadas mais de 40 tripulações de 17 países naquele que é o aeródromo mais ocidental da Europa.

Santa Cruz
Santa Cruz acolhe Campeonato do Mundo de Aviões - ®DR

 

O Campeonato do Mundo de Aviões “Air Navigation Race”, decorre no Aeródromo Municipal de Santa Cruz entre os dias 5 e 14 de setembro, tendo Santa Cruz como cenário.

Serão 10 dias em que o céu do concelho de Torres Vedras irá contar com mais de 500 voos de corridas de navegação aérea. Especial destaque para a cerimónia de abertura da prova, marcada para este domingo, às 16h00. Aberta ao público a cerimónia irá contar com um festival aéreo, onde as atenções estarão centradas na parelha de F-16 da Força Aérea Portuguesa, assim como em várias patrulhas acrobáticas que darão forma àquele que é, por excelência, o dia do público.

A prova decorrerá de segunda a quinta-feira, incluindo aterragens de precisão e o “Final Navigation Race” que acontecerá no último dia. Irão estar em competição formações da Áustria, China, Chipre, República Checa, Finlândia, França, Alemanha, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, Rússia, Arábia Saudita, Eslováquia, África do Sul e Espanha.

A entrega de prémios e cerimónia de encerramento realizam-se no dia 13 de setembro, sexta-feira, com as equipas a partirem no sábado.

Esta é uma das modalidades mais recentes da Federação Aeronáutica Mundial, em que as tripulações de cada país são desafiadas a voar, navegar e aterrar com extrema precisão. Os voos são efetuados em corredores aéreos de navegação com formas irregulares e bastante estreitos, voando a uma velocidade específica, utilizando apenas bússola, relógio e mapa em papel. Todas as aeronaves devem entrar e sair nos corredores de navegação num tempo predeterminado e, no final, devem efetuar uma aterragem de precisão numa faixa de apenas um metro, sem utilizar propulsão a partir do vento de cauda.

A candidatura de Portugal para a organização do Campeonato do Mundo de Aviões “Air Navigation Race” foi apresentada pelo Aeroclube de Torres Vedras durante o encontro anual da Federação Aeronáutica Internacional, que decorreu em Helsínquia, em novembro de 2018, tendo sido aprovada por unanimidade por mais de 30 países.

Sublinhe-se que, em 2016, coube ao Aeroclube de Torres Vedras a organização do Campeonato do Mundo de Rally Aéreo.

A prova da Federação Aeronáutica Internacional é organizada pelo Aeroclube de Torres Vedras, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Federação Portuguesa de Aeronáutica.

Conheça aqui o programa completo: