60º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE CELESTINO GRAÇA:: a identidade da Cultura e da Etnografia

Santarém recebeu a Festa das Artes e das Tradições Populares do Mundo – O FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE “CELESTINO GRAÇA”. Promovido pelo Grupo Académico de Danças Ribatejanas, Instituição de relevância no Concelho.

Santarem
60º FESTIVAL INTERNACIONAL DE FOLCLORE CELESTINO GRAÇA - ©Joaquim Machado

A memória do seu Fundador – “CELESTINO GRAÇA”, aliada ao exemplo da sua vida e da sua obra, estimulam os Ribatejanos a manter uma ação empenhada na defesa e na valorização deste Festival, que este ano assinalou o 60º aniversário sobre a data da sua primeira edição – 1956/2019.

O Festival Internacional de Folclore de Santarém, posteriormente CELESTINO GRAÇA, é um evento incontornável na História do Folclore em Portugal e do CIOFF Mundial. Existe há mais de 60 anos e foi membro fundador do CIOFF Mundial, em 1971, em Paris.

Do vasto Programa constaram Colóquios, Ateliés de Dança, Salão de Fotografia, Animação Musical, Grupo de Cantares Tradicionais, Animação com os Grupos de Folclore estrangeiros e nacionais pelas Ruas da Cidade.

O ponto alto deste Festival teve lugar na Casa do Campino no dia 6 , com a Inauguração do 60º Festival Internacional de Folclore “Celestino Graça” com a atuação dos Grupos estrangeiros dos Países – Brasil, Colômbia, Croácia, Argentina, Espanha e Sérvia, bem como Grupos de Portugal País Anfitrião – Grupo Académico de Danças Ribatejanas e Grupo Infantil de Dança Regional, Rancho Folclórico Infantil de Arcena, Os Tradicionais Rapazes da Grade e das Raparigas da Monda, Rancho Folclórico de Cabeça Veada, Rancho Folclorico e Etnográfico de Cernache de Bonjardim, Grupo Folclorico de Faro, Rancho Folclorico de Guifões e Rancho Folclorico de Vila Nova de Tazem.

A organização deste evento consciente da tradição fadista do Ribatejo pretendeu dar o seu contributo para valorização desta expressão cultural portuguesa incluído neste Programa “A Grande Gala do Fado Amador Ribatejano”, no âmbito do Projeto “Ribatejo Com-Tradição”

Santarém encheu-se de “Dança, Luz e Cor” com as atuações dos vários grupos nas Ruas do Centro Histórico da Cidade, por entre os aplausos das gentes Ribatejanas.

A Gala de Encerramento contou mais uma vez com a atuação de todos os grupos, terminando em festa numa dança onde a mistura de povos e culturas levou o público ao rubro.

O Festival decorreu de 3 a 9 de Setembro, na Casa do Campino, em Santarém, tendo tido organização do Grupo Académico de Danças Ribatejanas. Parabéns à organização, por mais uma edição do evento que se tem vindo a afirmar de forma marcada, mantendo viva a identidade da Cultura e da Etnografia nacional e internacional.