“Avós e Netos – Encontro de Afetos” na Fiartil de 27 a 29 de setembro

No último fim de semana de setembro, Cascais pretende transformar-se na capital dos afetos, acolhendo o Encontro Avós e Netos.

Retratos Contados
Apresentação do evento Avós e Netos – Encontro de Afetos - ©Aldrabiscas (Armando Saldanha)

 

A iniciativa, ontem apresentada, terá lugar na FIARTIL – Feira de Artesanato do Estoril tendo como objetivo valorizar o papel dos avós na sociedade, proporcionando uma troca de experiências entre as diferentes gerações.

Ao longo dos três dias do evento, haverá várias atividades lúdicas tais como música, emissões de rádio em direto, sessões de cardiofitness, yoga, workshops de alimentação saudável e rastreios de saúde. A iniciativa conta ainda com tertúlias sobre vivências entre avós e netos, protagonizadas por nomes bem conhecidos da nossa sociedade como Alice Vieira, Fernando Alvim, Júlio Isidro, Fernanda Freitas, Carla Rocha, Isabel Stilwel e a chef Justa Nobre que irá apresentar um showcooking de arroz doce.

Acerca deste evento Nélson Mateus, mentor do projeto Retratos Contados, explica, desde há cinco anos que vem promovendo a ligação entre avós e netos, “porque a ligação que hoje existe com os mais velhos não tem nada a ver com a ligação de há uns anos. Nós há uns anos atrás estávamos muitos presentes na casa dos nossos avós, havia uma grande ligação de proximidade. Os avós de hoje, muitos ainda trabalham, não têm tanto tempo para estarem com os netos, mas os netos estão em casa dos avós, cada um no seu Facebook (avós nos seus e netos noutros) …. Antigamente era muito fácil ligar à nossa avó a perguntar como se fazia o arroz doce, agora vamos à Internet”.

Sorrindo Nelson diz “Queremos emocionar os que por aqui passam com um cantinho cheio de histórias e de contadores de histórias. Avós e netos vai ser sem dúvida, um encontro de afetos”.

Carlos Carreiras, Presidente da Camara Municipal de Cascais, presente na apresentação do evento sublinha a importância da estratégia que o município tem vindo a implementar no sentido de fortalecer os valores da família e a relação entre as gerações. “Neste caso em concreto há dois pilares que para nós são muito importantes. O 1º pilar tem a ver com o reforçar daquilo que são os valores da família nomeadamente a nível da partilha e a nível da solidariedade, valores esses que se têm vindo a deteriorar nos últimos tempos em prejuízo da própria família ou seja em prejuízo dos próprios cidadãos. O segundo deles tem a ver com esta relação intergeracional que é absolutamente fundamental e ainda mais num tempo em que eu próprio, que também já sou avô, sinto que nasci num mundo que já não é o mundo de hoje. Então os mais jovens estão muito mais preparados no ponto de vista tecnológico com todas as ofertas que hoje existem a esse nível. Os jovens há mais tempo, como eu, estamos muito mais preparados pela experiência que fomos acumulando ao longo da vida. Quanto mais conseguimos permutar conhecimentos e experiências, acredito eu que ficamos com uma comunidade mais forte” referiu Carlos Carreiras.

Os ingressos terão um valor simbólico de 1€. Todos os visitantes vão poder participar num sorteio que os levará num Cruzeiro da MSC, pelo Mediterrâneo.

Na apresentação do evento, Manuela Filipe, presidente da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa do núcleo do Estoril, tornou público que a sua instituição cede a sua parte da bilheteira, pelo que as receitas angariadas reverterão na totalidade a favor da Associação Nuvem Azul.