Professor Filipe Santos, Dean da CATÓLICA-LISBON, galardoado com Prémio Mundial de Inovação Social

Filipe Santos foi agraciado com o prémio “Social Innovation Thought Leader 2019″, pela Schwab Foundation for Social Entrepreneurship, organização mundial de empreendedorismo social, parceira do World Economic Forum. O anúncio foi feito na passada segunda-feira, 23 de setembro, na abertura do “Sustainable Development Impact Summit”, que decorreu em Nova Iorque.

Professor Filipe Santos
Professor Filipe Santos, galardoado com Prémio Mundial de Inovação Social - ®DR

 

O Dean da CATÓLICA-LISBON é o primeiro português a ser premiado pela Schwab Foundation, que desde o ano 2000 reconhece o trabalho de empreendedores sociais e que agora decidiu também galardoar inovadores sociais que trabalham em academia, empresas ou no setor público. O prémio Social Innovation Thought Leader foi entregue a este professor, pelo seu trabalho académico e de dinamização da área de empreendedorismo social e inovação social, que tem vindo a desenvolver ao longo da sua carreira internacional.

Filipe Santos é doutorado em Ciências da Gestão pela Universidade de Stanford, com foco em Empreendedorismo, tendo recebido o prémio Lieberman por contribuições extraordinárias para a Universidade.  O seu trabalho académico e de dinamização na área do empreendedorismo social e da inovação social é reconhecido internacionalmente, estando publicado nas revistas científicas mais prestigiadas da área da Gestão, com destaque para o artigo “A Positive Theory of Social Entrepreneurship”, um dos mais referenciados a nível mundial. Em co-autoria assina o “Manual para Transformar o Mundo”, primeiro guia para empreendedores sociais, editado pela Fundação Gulbenkian em português, em 2013, com uma segunda edição em inglês, em 2016.

O Dean da CATÓLICA-LISBON, é ainda Professor Visitante no INSEAD, escola onde lecionou entre 2003 e 2014. No INSEAD, Filipe Santos dirigiu o Centro de Empreendedorismo entre 2009 e 2013 e fundou e dirigiu a Iniciativa em Empreendedorismo Social de 2007 a 2014, tendo conhecido e formado mais de 600 empreendedores sociais líderes.

Sobre este prémio, Filipe Santos refere: “Tenho acompanhado ao longo dos anos o excelente trabalho da Schwab Foundation pelo que é uma honra receber este prémio e um privilégio fazer parte desta comunidade de líderes para o impacto social no mundo. Continuarei a trazer para Portugal os melhores exemplos e projetos de inovação social e contribuir para fazer do nosso país uma referência mundial nesta área, bem como reforçar a posição da CATÓLICA-LISBON como escola de negócios de referência na área do empreendedorismo, inovação social e negócios com propósito”.

Para François Bonnici, diretor da Schwab Foundation for Social Entrepreneurship Fundação: “Os premiados da Schwab Foundation 2019 representam um novo ecossistema de líderes que estão a impulsionar mudanças e alterando organizações e sistemas em direção a um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. Estes líderes não só apresentam modelos alternativos que melhoram a nossa sociedade e planeta, mas também mostram que é possível mobilizar e transformar a sociedade, incutindo inovação nas políticas, finanças e pesquisas para maior inclusão e sustentabilidade.”

O Professor Filipe Santos é atualmente presidente da EVPA – European Venture Philanthropy Association, membro do comité de investimento do Fundo para a Inovação Social (FIS), e júri de vários prémios internacionais de inovação social.