Ciclovia que vai ligar Castro Marim à Praia Verde vai avançar

A Autarquia de Castro Marim vai lançar o concurso para a construção da ciclovia que ligará a Vila de Castro Marim à Praia Verde.

Castro Marim
Ciclovia que vai ligar Castro Marim à Praia Verde vai avançar - ®DR

 

Segundo a Câmara Municipal de Castro Marim, a obra está a ser candidatada a um quadro comunitário de apoio à mobilidade sustentável, o PAMUS do Algarve (Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável). Filomena Sintra, vereadora com o pelouro das Obras Municipais, esclarece que os trabalhos inerentes à valorização da EN 125-6 não estão incluídos neste financiamento, por não se enquadrarem no plano de ação do mesmo. Recordou ainda que este quadro comunitário de apoio vai terminar em 2020/2021 e que é necessário empreender todos os esforços para superar o atraso “decorrente das dificuldades de gestão que tivemos anteriormente”.

De salientar que está em fase de conclusão a ciclovia que liga Castro Marim a Vila Real de St. António, localizada na EN122, uma obra comparticipada pelo PO CRESC Algarve 2020, projeto PADRE, apoiada por Portugal e União Europeia e cofinanciada a 70% pelo FEDER.

A criação de novas infraestruturas cicláveis tem como objetivo a interligação às políticas desportivas e culturais e de desenvolvimento do concelho de Castro Marim, numa perspetiva de valorização do património natural, mas também do cultural e edificado. Vão ainda ser iniciados projetos que ligarão a vila de Castro Marim à Reserva Natural do Sapal, a Monte Francisco e à Junqueira.

“Grande parte do nosso turismo é sénior, um tipo de público que aprecia a natureza, gosta de andar de bicicleta e de sair do conceito turístico de sol e praia, por isso temos de alargar a oferta, aproveitando outros recursos do concelho”, garante o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, empenhado numa aposta turística mais diversificada.

 

 

 

Fonte: CMCM