17º Encontro Micológico da ESAV

O Parque Botânico Arbutus do Demo, em Vila Nova de Paiva, dá as boas-vindas a mais uma edição do Encontro Micológico da ESAV, com data marcada para o próximo dia 29 de novembro.

Vila Nova de Paiva
17º Encontro Micológico - ®DR

 

Dada a sua diversidade florestal que potencia as condições necessárias ao aparecimento destes fungos, o Arbutus do Demo apresenta uma enorme variedade de espécies de cogumelos silvestres, desde Boletos edulis, Lactarius deliciosus, Russula integra, Sparassis crispa, Amanita muscaria, Macrolepiota procera, Pleurotus ostreatus, Trametes versicolor, entre outras espécies que surgem nesta época do ano por entre folhas e ramos.

O programa deste encontro contempla, pelas 10h15, uma saída de campo para recolha e identificação de espécies, reforçando-se a importância de se saber fazer a triagem dos cogumelos comestíveis, tóxicos ou mortais. Pelas 13h00, convida-se a uma partilha de sabores.

A Escola Superior Agrária de Viseu, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Paiva, têm vindo a realizar estes encontros micológicos, sob a forma de ações de sensibilização, promovendo o conhecimento científico, técnico e gastronómico dos cogumelos, sem esquecer a vertente da educação ambiental.

 

 

Fonte: CMVNP