Parque da Bela Vista preparado para receber elite europeia de meio-fundo

Faltam sete dias para o mais importante evento de inverno do meio-fundo europeu, os Campeonatos da Europa de Corta-mato, que se realizarão em Lisboa, no Parque da Bela Vista.

Federação Portuguesa da Atletismo
Parque da Bela Vista preparado para receber elite europeia de meio-fundo - ®DR

 

Após a receção das inscrições finais (embora as seleções ainda possam alterar-se com as confirmações a surgirem no dia 7 de dezembro), o Comité de Organização Local, a Federação Portuguesa de Atletismo, pode anunciar que estão inscritos para correr em Lisboa 602 atletas em representação de 40 países (incluindo a Rússia, cujos atletas competem como Atletas Neutros Autorizados). A prova com maior número de inscritos é a de sub20, com 115 registos de 29 países.

Individualmente, numa situação pouco usual mas significativa, constam das listas todos os vencedores da prova do ano passado, especialmente os campeões europeus absolutos, o norueguês Filip Ingebrigtsen (ainda em dúvida, apesar de inscrito) e a turca Yasemin Can (à procura do seu quarto título individual), os campeões sub23, o francês Jimmy Gressier (que está apostado em conseguir o seu terceiro título consecutivo, individual e coletivo, em sub23) e a dinamarquesa Anna Emilie Moller, bem como os campeões sub20, Jakob Ingebrigtsen (também em dúvida, tal como irmão, mas inscrito) e a italiana Nadia Battocletti.

Em termos nacionais, Portugal contará com Dulce Félix, atleta que já conquistou quatro medalhas nos Europeus, duas de prata e duas de bronze, num total de oito presenças, sendo acompanhada por Salomé Rocha, que já conta com nove presenças nesta competição.

Ainda neste campo, do maior número de presenças, registe-se a participação provável de Fionnuala McCormack, duas vezes campeã europeia, na sua 16ª presença, que a concretizar-se fará dela a atleta com maior número de presenças nos mundiais, ultrapassando a portuguesa Inês Monteiro (ausente), que conta com 15 presenças nos Europeus.

Em termos masculinos, Portugal contará com o campeão nacional de corta-mato, Rui Teixeira, que tem menos internacionalizações na prova que André Pereira (5 vezes) e Miguel Marques (6 vezes), também presentes.

Nos escalões mais jovens Portugal joga muito do seu prestígio e futuro, especialmente nos sub20, com as presenças de Mariana Machado, Etson Barros e Nuno Pereira, todos eles medalhados nos campeonatos da Europa de pista do seu escalão que decorreram no verão passado.

Estes Campeonatos Europeus, que se realizam no Parque da Bela Vista, em Lisboa, têm entradas livres para o público, num panorama magnífico e com zonas de observação que possibilitam a visão de todo o decorrer da prova. Quatro medalhados em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais e Campeonatos Europeus, Rosa Mota, Fernanda Ribeiro, Albertina Dias e António Pinto, já vão a caminho para receber toda a gente!