FNAC inaugura espaço lúdico no Hospital Pediátrico de Coimbra

No âmbito da sua política de responsabilidade social, a FNAC estabeleceu uma parceria com o Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC) através da qual assumiu o compromisso de criar um espaço de cultura e lazer destinado aos doentes internados neste centro hospitalar.

FNAC, Hospital Pediátrico de Coimbra,
FNAC inaugura espaço lúdico no Hospital Pediátrico de Coimbra - ®DR

 

Com a missão de proporcionar momentos de felicidade que ajudem a suavizar o período de permanência das crianças e jovens dos sete serviços de internamento do hospital, este espaço lúdico FNAC – que inaugura a 10 de janeiro – apresenta várias atividades que ajudam estes pacientes a ocupar o seu tempo durante a sua passagem por esta unidade de saúde.

Dividido em duas áreas, entretenimento e leitura, o espaço FNAC está preparado para proporcionar momentos de lazer, para todos os gostos.  Está equipado com consolas de jogos, TV, DVDs de filmes infantis, tablets, jogos e brinquedos lúdicos. Na zona dedicada à leitura encontram-se centenas de livros, de diversos géneros e para várias idades, cumprindo-se assim uma das metas da FNAC, criar e fomentar hábitos de leitura junto dos mais novos. Este local será ainda o palco para outras iniciativas como feiras de livros, leituras “Hora do conto”, entre outras.

O espaço FNAC do HPC é o terceiro projeto do género que a FNAC cria em contexto hospitalar. O primeiro foi inaugurado em 2009 no Hospital de São João e o segundo em 2018, no Centro Materno Infantil do Norte.

Nuno Pardalejo, Diretor de Operações da FNAC Portugal sublinha a importância destes projetos “é muito gratificante conseguirmos contribuir para o bem-estar da comunidade onde nos inserimos. Mais ainda quando nos envolvemos num projeto através do qual sabemos que vamos conseguir ter um impacto positivo na vida das crianças internadas num momento em que se encontram fragilizadas física e emocionalmente, ajudando a fazê-las sentir-se um bocadinho mais em casa”

Para Ana Rosete, administradora do HPC, “o nosso hospital acolhe crianças e famílias de várias partes do país, que muitas vezes passam muito tempo aqui, o que é uma responsabilidade acrescida. É por isso que consideramos esta parceria com a FNAC uma ação de humanização bastante importante.  Graças a este espaço lúdico, vamos conseguir atender às preocupações no acolhimento destas crianças e jovens, com uma grande diversidade de atividades, de forma a dar atenção às diferentes faixas etárias. Espera-se por isso que haja muitos e bons momentos de lazer, diversão tanto para as famílias como para as crianças/jovens”.

Por ano, o HPC recebe em regime de internamento 3.800 crianças/jovens e realiza cerca de 125.000 consultas. Anualmente, o hospital de dia realiza mais 5.400 sessões, correspondentes a tratamentos em que as crianças/jovens não ficam internadas, mas que acabam por passar grande parte do dia nesta unidade de saúde.