Rede Cais do Tejo propõe-se aproximar as duas margens do rio

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) e a Associação Turismo de Lisboa (ATL) assinaram hoje um protocolo de cooperação para a reabilitação de um conjunto de pontões ao longo das duas margens do Tejo. O projeto tem como objetivo complementar a oferta do transporte fluvial na Grande Lisboa, nomeadamente a criação de um serviço de táxis fluviais, entre outras soluções de mobilidade.

ATL, CML,
Rede Cais do Tejo propõe-se aproximar as duas margens do rio - ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)

 

No âmbito do Protocolo, a Associação de Turismo de Lisboa (ATL) terá de apresentar até ao final do primeiro trimestre uma proposta para a concretização do projeto Rede Cais do Tejo, que inclui um plano de negócios e uma proposta de financiamento e calendarização.

A Rede Cais do Tejo tem como objetivo a instalação, reabilitação, adaptação e utilização progressiva de 13 pontos e cais de acostagem para fomentar a utilização do rio como meio de transporte público ou privado, turístico e de lazer, coletivo ou individual, entre vários pontos da frente ribeirinha.

Neste sentido, está prevista a promoção de ações de sensibilização para uma utilização crescente do rio Tejo enquanto via de comunicação, potenciando assim a utilização de soluções de transporte associadas à economia verde.

Os pontos e cais deverão ter capacidade para permitir a acostagem de diferentes tipos de embarcação e modelos de negócio de todos os operadores interessados, desde táxis-barco, barcos tradicionais, de passeio a outras soluções inovadoras.

O ponto central da Rede Cais do Tejo será na Estação Sul e Sueste, no Cais de Lisboa, estando previstos quatro cais principais situados em Belém, Parque das Nações, Montijo e Cacilhas, para além de um projeto especial para o Cais da Matinha e sete outros cais complementares no Cais do Gás, Alcântara, Ginjal, Trafaria, Porto Brandão, Seixal e Barreiro.

“A Rede Cais do Tejo resulta do desafio à criação de novas formas de mobilidade e atividade económica. Este é um projeto que potencia as valências do rio em benefício dos lisboetas e de quem nos visita, numa clara aproximação das duas margens do rio e de valorização da oferta e serviços disponíveis”, afirmou Fernando Medina, presidente da CML.

Este projeto será estudado e implementado pela Associação Turismo de Lisboa (ATL), por incumbência da Câmara Municipal de Lisboa (CML), tendo como base a criação de novas infraestruturas ou a adaptação das já existentes.

Para alem da CML e da ATL esta iniciativa, proposta pela vereadora Teresa Leal Coelho, conta ainda com a Administração Porto de Lisboa e com a Transtejo como parceiros do projeto.

Rede Cais do Tejo
Assinatura do protocolo – ©Armando Saldanha (Aldrabiscas)