Prémio Internacional de Piano distingue talento japonês

Foram quatro os jovens japoneses que viram o seu talento premiado na final do V Coimbra World Piano Meeting (V Encontro Mundial de Piano de Coimbra), um evento organizado pela prestigiada Academia Internacional de Música "Aquiles Delle Vigne" (A2DV) que, ao longo de uma semana, fez de Coimbra a capital da música.

Prémio Internacional de Piano distingue talento japonês
Prémio Internacional de Piano distingue talento japonês - ®DR

 

O marcado sucesso que a quinta edição do Coimbra World Piano Meeting registou, evidenciou-se na crescente afluência de participantes (mais de 100 jovens inscritos de 20 nacionalidades) e, ainda, na forte adesão do público aos concertos realizados entre Coimbra, Figueira da Foz e Sardoal.

O galardão atribuído no âmbito do evento – o Prémio Internacional de Piano Figueira da Foz – distinguiu, este ano, vários talentos japoneses. O primeiro prémio foi para Miku Izawa (Japão); o 2.º prémio (Ex aequo) para Monika Ruth Vida (Hungria) e Yuka Inoue (Japão). Em 4.º lugar ficou Yuta Tenkatsu (Japão) e em 5.º lugar Mikael Loponen (Finlândia). Haruka Ugaji (Japão) ganhou o Diploma de Mérito.

Sinto-me muito honrada em receber o primeiro lugar do Prémio Internacional de Música Figueira da Foz atribuído no âmbito do V Coimbra World Piano Meeting. Na prova final, toquei o concerto de piano de Beethoven n.º 4 com a Orquestra Filarmonia das Beiras, dirigida pelo maestro Rui Pinheiro e foi uma experiência muito gratificante para mim. Estou eternamente grata pelo apoio de todos, da professora Ayami Ikeba e da Academia Aquiles Delle Vigne”, afirmou Miku Izawa.

De acordo com Manuel Araújo, subdiretor artístico da Academia A2DV: “A quinta edição do Coimbra World Piano Meeting superou as expectativas da organização, orgulhosa de ver instaurado em Portugal, na zona centro, um evento já amplamente reconhecido a nível internacional. Este ano, conquistámos uma maior afluência de participantes e uma maior adesão do público aos concertos que promovemos. Do ponto de vista artístico, tivemos concertos de primeira qualidade segundo os mais elevados padrões internacionais, alicerçados na quantidade, qualidade e variedade de pianistas inscritos. É muito gratificante assistir ao crescimento e consolidação deste evento mundial que, ao longo de uma semana, faz de Coimbra a capital mundial da música.”

A Academia Internacional de Música “Aquiles Delle Vigne– referenciada como uma das melhores escolas da Europa -, procura a “verdade da música” e a integridade artística, promovendo concertos dos alunos para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de todas as virtudes e técnicas musicais. Experiência, Excelência, Competência Compromisso, Rigor e Reconhecimento fazem parte do ADN da Academia fundada por Aquiles Delle Vigne, conceituado pianista e considerado um dos melhores professores de piano do mundo.

 

Sobre a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne:

Localizada no distrito de Coimbra, Portugal, a Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne nasceu de uma parceria entre a ‘Associação António Fragoso’ e a ‘Musici Artis’, de Bruxelas. Assume-se como uma das grandes escolas da Europa, graças ao incrível talento internacional dos seus alunos provenientes da Alemanha, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Cazaquistão, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Geórgia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Índia, Irão, Israel, Itália, Japão, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Palestina, Polónia, Roménia, Rússia, Suíça, Taiwan, Turquia, Ucrânia e Venezuela, muitos deles premiados em importantes concursos internacionais, aos quais se unem notáveis talentos de Portugal.

A Academia tenta apoiar e gerir o percurso dos seus melhores alunos através da organização de concertos, a solo e com orquestra, da produção discográfica e edição literária, através do selo A2DV Generation.

Organiza ainda eventos internacionais, como o Coimbra World Piano Meeting e o Encontro Internacional de Piano de Sardoal, convidando os melhores professores do mundo a reunirem-se em Portugal.