Um Spa para Automóveis

Localizado na oficina de pintura da fábrica da SEAT, em Martorell, este ‘spa’ exclusivo para automóveis tem tudo, desde um circuito termal a cabines de jatos de pressão

Spa para Automóveis
Um Spa para Automóveis - ®DR

 

Centro de bem-estar, cabines com jatos de pressão, sauna e tratamentos de todo o tipo… tem todos os serviços dos spas mais exclusivos. A única diferença é que este é um spa para automóveis e está localizado nas oficinas 2B, 4 e 5 da fábrica da SEAT em Martorell (Barcelona). Durante 6 horas, cada carroçaria é submetida a um ritual de beleza na zona da pintura, para que, quando sair para a estrada, garanta o melhor resultado da cor.

Um circuito térmico na oficina.

O ritual deste spa para automóveis começa na zona de banho, um espaço com mais de 51.500 m2 e com 314 trabalhadores e 32 robôs ao serviço de cada viatura. Aqui terão 9 lavagens por imersão, alternadas com outras 5 por pulverização, bem como a aplicação de massa de vidraceiro. “Desta forma, podemos proteger a carroçaria da corrosão e eliminar o risco de filtragem da água e até do ruído, utilizando sprays insonorizantes”, explica Javier Pérez, responsável do departamento de tintas da SEAT.

Como nas saunas finlandesas.

SEAT
Como nas saunas finlandesas

Não há nenhum tratamento a que o automóvel seja submetido, tanto na zona de banhos de imersão como nas outras zonas deste spa único, que não termine com a secagem e a fixação. É por isso que os fornos são fundamentais. Existem 6 ao longo de todo o processo de pintura. “Cada fase requer uma temperatura, entre 45 e 180 graus e com uma duração entre 30 e 35 minutos”, explica Javier Pérez.

O ritual da cor.

E agora o automóvel está pronto para entrar na oficina 5: 119.500 m2, 587 trabalhadores e 175 robôs dedicados única e exclusivamente ao embelezamento da carroçaria. A primeira coisa é escolher o tom a partir de uma paleta ampla. “As cores estão a tornar-se cada vez mais sofisticadas e a personalização é uma tendência clara”, diz Jordi Font do departamento de Color&Trimda SEAT. O Arona, por exemplo, tem mais de 68 combinações possíveis e para o novo Leon não é fácil decidir entre tonalidades tão exclusivas como o Cinzento Magnetic, Vermelho Desireou Emotion, Branco Nevada, Azul Mysteryou Preto Midnight.

Terapia de pintura.

SEAT
Terapia da pintura – ®DR

Tal como em outros spas onde os poderes dos jatos de água pressurizados são usados como terapia, aqui são utilizados para pintar. Especificamente dois quilos e meio de esmalte por automóvel. É feito em cabines rigorosamente preparadas para o efeito. Com um sistema de ventilação que impede a entrada até da mais pequena mancha de pó, e a uma temperatura entre 21 e 25 graus. 84 robôs são responsáveis pela pulverização da cor. Aplicam um total de sete camadas, tão finas como um cabelo, mas ao mesmo tempo tão resistentes como uma rocha. “O que procuramos é um excelente aspecto visual que também dure muito tempo”, conclui Javier Pérez.

Cromoterapia contra impurezas.

Este é o último dos tratamentos do spa para automóveis, aquele que verifica que todos os outros deram resultados irrepreensíveis. Sob uma luz vermelha, o veículo desliza através de um scanner onde são tiradas 50.568 fotos em 43 segundos, por 28 câmaras que captam 42 imagens por segundo. Tudo para verificar a carroçaria ao milímetro e certificar que não existem falhas ou imperfeições. Após a sua visita ao centro de bem-estar para automóveis, estão prontos para ir para a estrada e mostrar as suas verdadeiras cores.

 

 

aNOTÍCIA.pt