Matilde Ferreira e Mariana Machado são as portuguesas eleitas para o FIA – The Girls On Track – The Rising Star

Matilde Ferreira e Mariana Machado são as portugueses escolhidas para participar no The Girls On Track - The Rising Star, o programa da FIA que visa selecionar por todo o mundo um leque de pilotos com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos

Matilde Ferreira e Mariana Machado FIA
Matilde Ferreira e Mariana Machado são as portuguesas eleitas para o FIA - The Girls On Track - The Rising Star - ®DR

Mariana Machado e Matilde Ferreira juntam-se assim a mais 18 candidatas de 16 países no programa da FIA que visa atrair para o automobilismo e karting o maior número de pilotos do sexo feminino. Este tem sido o trabalho da ‘Women in Motorsport Comission’ liderada por Michèle Mouton. À semelhança de programas anteriores foi definido para os anos 2020 e 2021 um novo projeto, agora denominado The Girls on Track – The Rising Star.

Este projeto visa selecionar por todo o mundo um leque de pilotos com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, que serão avaliadas e testadas de forma a selecionar a melhor e garantir em 2021 uma época inteira no Campeonato FIA de Fórmula 4, integradas na estrutura da equipa de Formula 1 – Scuderia Ferrari.

Desta forma, à semelhança da maioria das entidades Federativas de todo o mundo, a FPAK candidatou quatro pilotos que preenchiam os requisitos impostos pela FIA. Portugal será representado na iniciativa da FIA pelas duas jovens talentosas: Mariana Machado, primeira piloto feminina portuguesa a ganhar um Campeonato de Portugal de Karting, e Matilde Ferreira que tem somado sucessos no karting desde tenra idade.

Ao todo foram selecionadas 20 candidatas de 16 países. O programa prevê, ainda no decorrer deste ano, quatro etapas; um ‘Shoot Out’ para conhecer todas as pilotos, dois ‘Training Camps’; um de Karting e outro de Formula 4, e por fim o último ‘Training Camp’ com a Ferrari Driver Academy, mas nesta última fase, apenas com as quatro melhores pilotos selecionadas. Após estas quatro fases será escolhida a piloto que fará a época de 2021 de F4.

FIA - The Girls On Track - The Rising Star
As portuguesas selecionadas para o The Girls On Track – The Rising Star – ®DR

Para o Presidente da FPAK, Ni Amorim este projeto é uma oportunidade única: “O trabalho da FPAK junto de todas as Comissões da FIA tem sido muito importante, e este reveste-se de um maior simbolismo. Estamos conscientes que o desporto automóvel é na sua grande maioria disputado por homens, mas a mulher tem tido um papel preponderante. Temos de mudar mentalidades e continuar a lutar para que o automobilismo e karting seja cada vez mais um desporto para todos”, começou por referir.

“Fiquei muito contente por termos conseguido integrar duas das nossas pilotos no programa. Tanto a Mariana como a Matilde são excelentes pilotos e têm mostrado todo o seu potencial nas pistas onde têm competido. Tenho a certeza de que vão dar o seu melhor, que vão dignificar o nome de Portugal e que não se vão intimidar. Vamos torcer para que cheguem o mais longe possível no programa e que esta participação seja um impulso na sua carreira

desportiva, mas também que sirva de exemplo para tantas outras meninas que competem ou que pensam vir a competir. Estamos a torcer pelas duas”, concluiu Ni Amorim.

aNOTÍCIA.pt