Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão intensificam iniciativas para minimizar efeitos da pandemia

O Turismo Centro de Portugal e as entidades congéneres das regiões vizinhas do Porto e Norte e Castela e Leão acordaram hoje, numa reunião, uma série de iniciativas tendentes a fazer face à situação provocada pela atual pandemia.

Centro de Portugal iniciativas pandemia
Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão intensificam iniciativas para minimizar efeitos da pandemia - ®DR

As iniciativas tomadas pelo Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão, para minimizar os efeitos da pandemia, passam pelo reforço da cooperação transfronteiriça em produtos turísticos comuns às regiões, nomeadamente através de uma estruturação, promoção e valorização turística conjunta. Entre os produtos turísticos conjuntos mais relevantes destacam-se o Enoturismo, Gastronomia e Vinhos, os Lugares Património Mundial da UNESCO, o Turismo Cultural e Religioso e as Rotas Napoleónicas.

Na reunião, foi dado um ênfase especial aos Caminhos de Santiago, uma vez que está em curso o processo de certificação dos itinerários. Foi enaltecido o facto de o Caminho Português ser o que mais tem crescido entre todos os Caminhos. Também as Rotas dos Vinhos, que juntam as três regiões, mereceram atenção redobrada.

A reunião, que decorreu através de uma plataforma online, juntou responsáveis das áreas do turismo das regiões Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal e Castela e Leão, além das CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional) do Centro e do Norte, entre outras instituições envolvidas nas iniciativas de minização dos efeitos causados pela pandemia.
 
A 31.ª Cimeira Ibérica, que vai realizar-se em outubro, na cidade da Guarda, foi outro tema relevante da conversa de hoje. Os participantes sublinharam a necessidade de se preparar uma agenda comum a nível do Turismo, enquanto elemento aglutinador em domínios como a mobilidade e acessibilidade, a digitalização, inovação e eficiência energética, a sustentabilidade e economia circular, a coesão territorial e competitividade e a formação e qualificação da oferta e ativos.

 

Sobre o Turismo Centro de Portugal:

O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.