Hugo Mendes : o enólogo irreverente e a luta pela revitalização das castas portuguesas

Enólogo por ‘devoção’, Hugo Mendes é apelidado por alguns como o ‘Sr Arinto’ devido ao trabalho feito a partir da casta Arinto na Região de Lisboa. Para saber da sua sua paixão e projetos aNOTÍCIA.pt em parceria com o TintoCão vão estar à conversa com Hugo Mendes, na terça-feira, às 21horas.

Hugo Mendes e enólogo
Hugo Mendes : enólogo, irreverente e a luta pela revitalização das castas portuguesas - ®DR

Hugo Mendes tem todo um percurso ligado à Quinta da Murta como Winemaker e posteriormente como enólogo, onde permaneceu cerca de 14 anos. Acontece que não era este o registo pretendido pelo enólogo, que defende a ideia de colher as uvas meio verdes a pensar na longevidade dos vinhos.

Após anos de experiência em diferentes produtores com diferentes filosofias, surge o lançamento de um projeto em nome próprio para concretizar um dos seus objetivos ‘explorar o lado mais cítrico e mineral da casta, sem pressas’ tendo como pano de fundo a associação da Fernão Pires com o Arinto e os vinhos interessantes e inusitados que daí resultam.

Para Hugo Mendes esta seria a fórmula correta, mas faltava o essencial; matéria prima e dinheiro. Não possuindo terra, procurou uma vinha onde as castas se expressassem como pretendia e adquiriu as uvas para as vinificar à sua maneira. De forma criativa, colocou à venda ‘em primeur’(1) 800 garrafas do Hugo Mendes Lisboa, conseguindo com o dinheiro encaixado engarrafar as 2300 garrafas da colheita de 2016.

Em toda esta cruzada de estudar e expressar todo o potencial das castas nativas Portuguesas e da incessante procura de vinhos genuínos e com alma que expressem de forma inequívoca, a origem e a interpretação que dela faz, Hugo Mendes tem um aliado importante. Anísio Cunha, o personagem que cuida das autoestradas da informação e é apenas “o maior critico de vinhos do mundo” com uma “visão que vai para além dos limites do universo” e uma sabedoria que “tem comparação apenas com a base de dados da Google”.

A entrevista com o enólogo Hugo Mendes é integrada no ciclo de eventos digitais “Tintocão Convida” a que o aNOTÍCIA.pt se associou como parceiro oficial e exclusivo de comunicação.

Poderá acompanhar a entrevista em direto, esta terça-feira (29), às 21 horas (17 h no Brasil) nas redes de Facebook e Youtube de TintoCão e de aNOTÍCIA.pt.

 

_______________

(1) ‘en primeur’ é um hábito francês que consiste na negociação de vinho, antes de chegar ao mercado. Os consumidores procedem à aquisição do vinho face à credibilidade e percurso profissional do enólogo.