“Pista para Todos”: Inaugurada a renovada pista de atletismo do Estádio Nacional, no Jamor

Foi hoje inaugurada a “nova” Pista de Atletismo do Estádio Nacional, no Jamor, onde se estreou um novo modelo de evento desportivo em tempo de pandemia.

Pista de Atletismo e Estádio Nacional e Jamor
“Pista para Todos”: Inaugurada a renovada pista de atletismo do Estádio Nacional, no Jamor - ®DR

A “nova” Pista de Atletismo do Estádio Nacional, no Jamor, foi hoje inaugurada, com a cerimónia oficial a integrar o programa da corrida gratuita 12hBeActive, iniciativa que, no âmbito da Semana Europeia do Desporto (23 a 30 de setembro), estreou um novo modelo de evento desportivo em tempo de pandemia. Vítor Pataco, presidente do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ), sublinhou “o simbolismo especial” desta pista que, inaugurada em 1971, beneficiou agora de uma requalificação que a coloca ao nível das melhores infraestruturas nacionais e internacionais, com a vantagem de estar aberta a todos os atletas, da alta competição aos corredores informais.

De facto, a Pista de Atletismo do Estádio Nacional, no Jamor, é uma pista histórica para o nosso atletismo, “na qual já foram batidos dezenas, se não centenas, de recordes nacionais”, lembrou, por seu turno, o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Jorge Vieira. “Foi aqui também que treinou o nosso primeiro campeão olímpico [Carlos Lopes]”, continuou o presidente da FPA, “portanto, esta é uma pista com uma alma muito especial, agora, com a requalificação, transformando-se numa infraestrutura de altíssimo nível, homologada, com características internacionais e que está aberta a todos”, concluiu.

Jorge Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, referiu-se, depois, a esta pista e ao facto de estar disponível para todos os corredores, como um exemplo de como esta infraestrutura vai contribuir para que haja em Portugal efetivamente “Desporto para todos”. “Estamos com o IPDJ e com a FPA na sua missão de garantir que o desporto tem de ser praticado e vai continuar a sê-lo”, sublinhou, destacando a importância da Sema Europeia do Desporto e do evento 12hBeActive para o cumprimento desse objetivo, que conta com embaixadores de peso, entre os quais, estiveram presentes no evento, o judoca Nuno Delgado, a piloto Elisabete Jacinto, o ator Ricardo Carriço, o cantor João Pedro Pais, a atleta olímpica Naide Gomes e a atleta Ercília Machado.

Apresentados os elementos da “equipa”, esta comitiva não resistiu a fazer “o gosto ao pé”, correndo lado-a-lado numa volta a esta mítica pista, provando que o desporto – e a corrida, em particular – pode, e deve ser mesmo para todos. No final, Naide Gomes enalteceu a iniciativa a que se associou, qualificando este movimento da Semana Europeia do Desporto como “de extrema importância, para mostrar que não há desculpas para não praticar desporto”. “Fiquei muito contente com o convite para me associar a este movimento e por poder contribuir para que mais pessoas sejam ativas”, disse a atleta olímpica especialista em salto em comprimento, que aproveitou para felicitar a Federação Portuguesa de Atletismo por apoiar e promover este tipo de iniciativas. “O Atletismo é uma modalidade cada vez mais querida para todos, com a corrida a ter cada vez mais praticantes, pelo que é muito importante que a FPA tenha um papel de destaque neste contexto”, concluiu.

 

aNOTÍCIA.pt