Marinha e Força Aérea resgatam tripulante chinês a mais de 1000 km dos Açores

A Marinha, com o navio de patrulha oceânico Sines, em missão nos Açores, resgatou esta manhã um tripulante de nacionalidade chinesa que se encontrava a bordo do navio mercante “Azzura”, com bandeira das Ilhas Marshall, a cerca de 635 milhas náuticas (1176 km) a sudoeste da Ilha Terceira.

Marinha e Açores
Marinha e Força Aérea resgatam tripulante chinês a mais de 1000 km dos Açores - ®DR

O alerta foi recebido pela Marinha no Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), Açores, no dia 27 de setembro, a informar que um tripulante de 47 anos de idade apresentava uma sintomatologia compatível com um enfarte e necessitava de cuidados médicos imediatos.

O navio Sines foi empenhado para o local cerca das 08h15 (horas locais) do dia 27 de setembro, tendo chegado à área de operações cerca das 08h20 (horas locais) do dia 28 de setembro, onde efetuou o resgate do tripulante.

Após o resgate, o navio navegou em direção à Ilha Terceira por forma a alcançar o raio de ação do helicóptero EH-101 da Força Aérea. Nesse momento, o tripulante foi transferido para a aeronave, cerca das 17h00 do dia 28 de setembro, tendo sido posteriormente transportado para a Base Aérea das Lajes, na Ilha Terceira.

A aeronave aterrou cerca das 18h50 (horas locais), tendo o tripulante sido transportado para o Hospital Santo Espírito, na Ilha Terceira.

A operação de resgate foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes), e envolveu o navio da Marinha NRP Sines, duas aeronaves da Força Aérea (EH-101 e C-295) e uma ambulância do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

 

Artigos relacionados:

Marinha faz salvamento com evacuação médica ao largo da ilha da Madeira

Marinha faz resgate de tripulante com AVC ao largo do Cabo da Roca

Marinha salva 86 pessoas nos primeiros seis meses de 2020