A Rampa da Covilhã/Serra da Estrela regressa este fim de semana

A“Rampa da Covilhã/Serra da Estrela” está de regresso à Covilhã, nos dias 10 e 11 de outubro de 2020. A prova está integrada no Campeonato de Portugal de Montanha

Rampa da Covilhã e Serra da Estrela
A Rampa da Covilhã/Serra da Estrela regressa este fim de semana - ®DR

A“Rampa da Covilhã/Serra da Estrela” uma das mais famosas a nível europeu e nacional, reunindo vários pilotos portugueses da especialidade para disputarem o título e conta com o tradicional traçado da rampa com 5.240 metros, no qual os concorrentes efetuam três subidas de prova. A classificação final será feita através do somatório dos dois melhores tempos (“cronos”) conquistados pelos condutores.

A Covilhã é mais uma vez a anfitriã desta edição da prova do campeonato nacional cujos resultados permitem aos participantes pontuar para o Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, o Campeonato de Portugal Legends Montanha, a Taça de Portugal de Clássicos de Montanha e inclusive a Taça de Portugal de Montanha 1300.

A prova é possível após a retificação do calendário do Campeonato de Portugal de Montanha pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), devido à atual situação pandémica.

Integrada nas comemorações dos 150 anos de Elevação da Covilhã a Cidade, a prova conta com a organização da CAMI Motorsport em parceria com o Município da Covilhã e tem o aval da Direção-Geral de Saúde, que validou o plano de contingência para o evento.

 

 

Sobre:

A Rampa da Covilhã também conhecida por Rampa da Serra da Estrela é um prova desportiva automóvel, organizada pelo CAMI (Clube Aventura do Minho), na Covilhã, Portugal. Desde a primeira edição em 1976 a prova já teve várias versões do traçado, com diferentes distâncias, assim como vários tipos de asfalto. O piloto italiano Simone Faggioli (em Osella FA 30), em 2009 fixou o recorde da subida em 2m 28,839s (a uma velocidade média de 121.178 Km/h), no traçado de 5010m. A maioria das suas edições estiveram integradas no calendário internacional da FIA. Em 2018, foram adicionados mais umas dezenas de metros ao traçado perfazendo 5240m.

 

aNOTÍCIA.pt