Pepe eleito o Defesa do Mês na Liga NOS

O central do FC Porto, Pepe, foi eleito o defesa do mês ao somar 40,77% dos votos dos treinadores principais da Liga Nos

Pepe defesa Liga Nos
Pepe eleito o Defesa do Mês na Liga NOS - ®DR

Numa votação feita pelos treinadores da Liga NOS, Pepe, do FC Porto, foi eleito o melhor defesa a atuar na Liga NOS, durantes os meses de setembro e outubro.

O internacional português arrecadou 40,77% dos votos, superando Ricardo Esgaio (13,85%), do SC Braga, e Nuno Mendes (10,77%), do Sporting CP, que completam o pódio dos mais votados.

No período em questão, o defesa dos dragões apontou um golo e foi totalista em cinco partidas, tendo sido, ainda, eleito “Homem do Jogo Liga NOS”, no clássico frente ao Sporting CP, da 4.ª jornada.

 

Sobre:

A Primeira Liga (Liga NOS por razões de patrocínio) é o principal escalão do sistema de ligas de futebol de Portugal. Criada na época 1934–35 pela Federação Portuguesa de Futebol, é organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional desde a temporada 1995–96. É disputada por dezoito clubes, num sistema de promoção e despromoção com a Segunda Liga. Até à época 2020-21, a Primeira Liga terá a designação comercial de Liga NOS, devido ao patrocínio com a empresa de telecomunicações e entretenimento NOS. No final da época 2019–20 ocupava o 6.º lugar no ranking da UEFA.

As equipas melhor classificadas qualificam-se para as competições europeias, designadamente, para a Liga dos Campeões (campeão e 2º classificado com acesso direto à fase de grupos e 3º classificado à 3ª pré-eliminatória) e à Liga Conferência(4º classificado tem acesso à 3ª pré-eliminatória, enquanto o 5º tem acesso à 2ª pré-eliminatória). Os clubes classificados em 17º e 18º lugares são despromovidos à Segunda Liga, por troca com os 1º e 2º classificados desta prova que são assim promovidos a primodivisionários. A partir da época 2020–21, o 16º classificado da Primeira Liga disputará com o 3º classificado da Segunda Liga uma eliminatória a duas mãos para decidir a última vaga na Primeira Liga da época seguinte.

Adicionalmente, as equipas da Primeira Liga participam na Taça de Portugal e na Taça da Liga, entrando na 3ª e 2ª eliminatórias destas competições, respetivamente.

Durante as 86 edições disputadas até ao momento, participaram na Primeira Liga um total de 72 clubes, dos quais somente cinco se sagraram campeões nacionais. O maior vencedor da história da Primeira Liga é o Benfica, com 37 campeonatos nacionais conquistados.

O atual campeão nacional é o FC Porto, após conquistar na época 2019–20 o seu 29º título nacional.

Em consequência da pandemia de COVID-19, após considerar inicialmente a realização de jogos à porta fechada, a Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu a 12 de março de 2020 pela suspensão total dos jogos da Primeira Liga por tempo indeterminado. A competição foi retomada a partir de 3 de Junho de 2020, com os jogos disputados à porta fechada.

aNOTÍCIA.pt