Quanta Terra: o Douro em espelho num pack especial de Natal

Lado a lado pela primeira vez, o Quanta Terra Gold Edition 2012 e o Quanta Terra Manifesto 2016 são uma espécie de fantasia tornada real para qualquer apreciador de vinho. O pack já se encontra disponível, em quantidades muito limitadas.

Quanta Terra
Quanta Terra: o Douro em espelho num pack especial de Natal - ®DR

Os dois “pesos pesados” do produtor Quanta Terra, projeto com assinatura dos enólogos (e amigos) Celso Pereira e Jorge Alves, vão juntar-se num pack especial criado para celebrar a época festiva que se aproxima. Este inédito conjunto promete estadia curta nas principais garrafeiras nacionais, já que conta com apenas 600 exemplares e um PVP recomendado de 112,98€.

Seja para desfrutar em casa ou para oferecer a alguém especial, o desafio é servir ambos os vinhos à mesa. O objetivo é promover uma experiência que comprove a emergente dualidade da região do Douro na produção de grandes vinhos: por um lado, o perfil clássico dos seus tintos, por outro, a ousadia dos seus brancos. 

A ombrear estarão o Quanta Terra Manifesto 2016, a segunda edição do vinho que pretende recordar, simbolicamente, a tradição de “manifestar” as uvas à antiga Casa do Douro, e o Quanta Terra Gold Edition 2012, um branco “contra a corrente”, como gosta de lhe chamar Celso Pereira. Em comum partilham o terroir: o planalto de Alijó, no Douro Superior, em vinhas com cerca de 650 metros de altitude em solos de transição entre xisto e granito.

O Quanta Terra Manifesto 2016 é feito a partir das castas Touriga Nacional (65%) e Touriga Franca (35%). Em destaque está um estágio de 14 meses a que é submetido o que lhe confere um perfil muito estruturado, complexo e aromático. Revela todo o seu potencial à mesa, sobretudo quando acompanhado por pratos como cabrito assado no forno, rabo de boi estufado ou bife com molho de pimenta. No ano em que se estreou, com a colheita de 2015, este vinho recebeu 94 pontos do provador Mark Squires (Robert Parker). 

Já o Quanta Terra Gold Edition 2012 é produzido à base das castas Gouveio (50%) e Dorinto, Donzelinho e Boal (50%), é apenas a segunda edição de um vinho que nasceu de um (feliz) acaso. Desde 2011 que os enólogos Celso e Jorge resistem à pressão do mercado e reservam as suas melhores barricas (cerca de mil litros do vinho destinado à produção dos brancos) para testar a sua evolução no tempo. Esta, que é apenas a segunda partilha com o mercado (depois da colheita de 2011) já mereceu 92 pontos da Wine Spectator, uma das mais importantes publicações do setor. 

O segredo está mesmo no estágio de 6 anos, em barricas usadas de carvalho francês, com capacidade para 228 litros, que potenciou um vinho marcado pela complexidade de aromas, mineralidade e frescura intensa. Desenhado para resistir ao tempo, pode ser desde já consumido, recomendando-se a companhia de pratos de aves de capoeira ou queijos curados e de pasta mole.

O Pack de Natal Quanta Terra já se encontra disponível nas principais garrafeiras do país e pode também ser encontrado online através do www.onwine.pt.

 

 

aNOTÍCIA.pt