Vulcão Etna entrou de novo em erupção

O vulcão Etna entrou em erupção na noite da passada quarta-feira (3), por volta das 21h locais, provocando tremores de pouca intensidade na ilha da Sicília, no sul da Itália.

vulcão Etna entrou em erupção
Vulcão Etna entrou de novo em erupção - ®DR

Segundo o Instituto Nacional de Vulcanologia, o vulcão Etna entrou em erupção na noite da passada quarta-feira (3). A explosão de lava provocou tremores de pouca intensidade, não provocando danos na ilha da Sicília.

A explosão de lava, que iluminou o céu noturno, foi registada por volta das 21h hora local, mas o vulcão já apresentava atividade há algumas semanas, com a libertação de fumaça e provocando pequenos sismos. Na manhã de quinta feira, ainda se podia avistar uma coluna de fumo.

De acordo com o Instituto Nacional de Vulcanologia, os tremores foram de baixa intensidade não causando danos significativos em Linguaglossa, cidade que fica no sopé do vulcão mais ativo da Europa, assim como o aeroporto de Catânia, o mais próximo do local, que continua a operar com normalidade.

Já na noite de 18 de janeiro, tinha sido detetada uma erupção no Monte Etna, que impressionou moradores da região, que viram cinzas vulcânicas serem lançadas a mais de 4000 mil metros de altura. 

 

O Etna é um vulcão ativo situado na parte oriental da Sicília (Itália), entre as províncias de Messina e Catânia. É o mais alto vulcão da Europa fora da região do Cáucaso, e um dos mais altos do mundo, atingindo aproximadamente 3350 metros de altitude, podendo aumentar, gradualmente devido às frequentes erupções.

Sendo o vulcão mais alto Europa ocidental, o Etna é a mais alta montanha da Itália ao sul dos Alpes. A extensão total da base do vulcão é de 1190 km², com uma circunferência de 140 km, o que faz o Etna superar em quase três vezes o tamanho do Vesúvio.

É um dos vulcões mais ativos do mundo e está praticamente em constante erupção. Ocasionalmente, o Etna pode ser bastante destrutivo, mas, normalmente, as erupções não oferecem grande risco à população que vive nas localidades próximas. Os solos vulcânicos em redor propiciam bons campos para a agricultura, com vinhedos e hortas espalhados nas faldas da montanha e em toda planície da Catânia, a sul.

 

aNOTÍCIA.pt