Vídeo mostra encontro inusitado de bombardeiro russo com destróier americano

A Sexta Esquadra norte-americana divulgou um vídeo de um avião russo Su-24M em voo muito baixo e próximo do destróier americano Donald Cook

bombardeiro russo com destróier americano
Vídeo mostra encontro inusitado de bombardeiro russo com destroier americano - ®DR

O destróier americano Donald Cook viu um bombardeiro russo Su-24M passar, junto a si,  a muito baixa altitude. Este inesperado encontro do bombardeiro russo com o destróier americano foi registado em vídeo, que a Sexta Esquadra, tornou público na sua página oficial do Twitter. O twitter tem data de 31 de janeiro, não sendo feita menção à data do inusitado encontro.

Os contratorpedeiros Donald Cook e Porter entraram nas águas do mar Negro, em finais de janeiro, para participar de um exercício com outros membros da NATO, não tendo sido ignorados pela frota russa do Mar Negro.

No final de janeiro passado, os contratorpedeiros Donald Cook e Porter entraram nas águas do mar Negro para participar de um exercício com outros membros da NATO, e a Frota Russa do Mar Negro não ignorou a visita. Ambos os navios foram seguidos. 

 

O contratorpedeiro americano Donald Cook ficou conhecido por ser a primeira embarcação a ir em auxílio do USS Cole depois de este ter sido atacado por terroristas suicidas em outubro de 2000. Durante a Operação Iraque Livre, realizada em 2003, dele foram também disparados vários mísseis Tomahawk sobre alvos militares iraquianos. Este destroier está equipado com rampas de lançamento multifuncionais Aegis e pode transportar de 56 a 96 mísseis de cruzeiro Tomahawk.

O Sukhoi Su-24 é um caça-bombardeiro supersônico desenvolvido pela União Soviética. A aeronave possui asas de geometria variável, dois motores, e assentos propostos lateralmente para dois tripulantes; sendo operacional em variadas condições climáticas. Foi a primeira aeronave soviética a possuir um sistema integrado digital de navegação e ataque.

O Su-24 possui extensa história operacional nos seus mais de 30 anos de serviço. A versão modificada do Su-24M está equipada com um novo sistema de mira que permite utilizar munições guiadas por laser, TV e comando. O seu arsenal inclui bombas guiadas e mísseis Kh-23M, Kh-25MR, Kh-29T, Kh-58, Kh-59, KAB-500L.

aNOTÍCIA.pt