Carnaval de Torres Vedras presta homenagem aos incríveis profissionais Super-Heróis

“A máscara faz a homenagem” é o tema do Monumento ao Carnaval de Torres Vedras em homenagem aos incríveis profissionais Super-Heróis da pandemia

Carnaval de Torres Vedras
Carnaval de Torres Vedras presta homenagem aos incríveis profissionais Super-Heróis - ®DR

O Carnaval de Torres Vedras é o ícone de todos os Torreenses, a altura do ano mais espectável para os verdadeiros foliões. Este ano num contexto que nunca ninguém se imaginou atravessar nasce o Monumento ao Carnaval de Torres Vedras implantado na Praça da República com o título “A máscara faz a homenagem”, o Monumento constitui-se como um tributo de Torres Vedras a todos os que têm estado na linha da frente do combate à pandemia e neles reconhece o esforço de todos os portugueses e portuguesas.

A obra, que estará patente até 14 de março, tem representados com todo o mérito, os incríveis profissionais Super-Heróis: o médico e a enfermeira, o bombeiro e o polícia, os técnicos dos serviços que nunca podem parar: o camionista, a senhora da caixa do supermercado, o homem do lixo, o rapaz das entregas. A família que contempla este cenário, espelha a realidade das famílias de todos, que vivem momentos de dúvida, de tristeza, de angústia, mas também de esperança. Uma homenagem ao empenho e a persistência de todos, nas diversas áreas, desde a saúde, a segurança, a distribuição, a agricultura e o comércio, é louvável, na esperança de melhores dias.

O elemento comum entre todas estas personagens é a máscara que trazem no rosto. Até a caraça, símbolo do Carnaval de Torres Vedras, aparece representada com este equipamento de proteção individual.

A sátira política e social que caracteriza o Carnaval de Torres Vedras não podia deixar de estar presente, embora o núcleo central do Monumento seja dedicado a estes profissionais, estão também instalados vários smartphones gigantes que satirizam os principais temas da atualidade local, nacional e internacional. Nesta representação de smartphones estão representadas diversas Apps, conhecidas por deixarem a sociedade alheia da vida real e entrar noutras dimensões, apps conhecidas por divulgarem conhecimentos improváveis e intoleráveis com nomes como o Facetruques, Instabiligram e Twity. Existem, ainda sátiras a aplicações de carácter mais sério, como o caso do Stayblind Covid ligada ao Stayway-Covid e o Dádor.pt.

Durante o Carnaval, será divulgado um vídeo da construção do Monumento para que todos os foliões possam conhecer esta obra sem saírem de casa. E até dia 17 de fevereiro, serão publicados diariamente episódios, no site e nas redes sociais do Carnaval de Torres Vedras, que retratam as vivências dos Reis do Carnaval.

Carnaval de Torres Vedras
Carnaval de Torres Vedras presta homenagem aos incríveis profissionais Super-Heróis – ®DR

aNOTÍCIA.pt