Ruy de Carvalho, o grande Senhor do teatro, completa 94 anos

Celebra-se esta segunda-feira, 1 de março, o 94º. aniversário de Ruy de Carvalho, um dos mais incontornáveis rostos da representação nacional.

Ruy de Carvalho
Ruy de Carvalho, o grande Senhor do teatro, completa 94 anos - ©Bruno Taveira

Ruy de Carvalho, considerado um dos melhores atores de todos os tempos, celebra esta segunda-feira, 1 de março, 94 anos de idade e 79 de carreira, como fez questão de referir na sua conta de Instagram.

Muitas foram as figuras públicas e fãs que aproveitaram a data para deixar nas redes sociais mensagens de carinho por mais um aniversário do artista.

“Parabéns grande senhor. Será sempre o meu ator favorito. Felicidades e que conte mais uns quantos anos de saúde e amor” ou “Parabéns ao grande senhor do teatro! Querido Ruy, não o conheço. Mas espero um dia cruzar-me consigo no palco”, são alguns dos comentários que se podem ler na conta de Instagram de Ruy de Carvalho.

Rui Alberto Rebelo Pires de Carvalho, nasceu em Lisboa, a de 1 de março de 1927, tendo pisado o palco pela primeira vez em 1942, com a peça “O Jogo para o Natal de Cristo”, com encenação de Ribeirinho.

O talento de Ruy de Carvalho não passou despercebido e Ribeirinho incentivou-o a inscrever-se no Conservatório Nacional, que frequentou entre 1945 e 1950. Fez o curso de Teatro/Formação de Atores, que terminou com 18 valores.

Mas ainda antes de terminar o curso, já se tinha estreado como ator profissional, em 1947, numa peça de Roger Ferdinand: ”Rapazes de Hoje”.

Ruy de Carvalho, é hoje considerado um dos melhores atores de todos os tempos, que continua a surpreender-nos com uma doçura desarmante, uma sabedoria infinita e uma encantadora consciência de quem ainda tem muito para aprender.

Aos 94 anos, Ruy de Carvalho, pretende ainda (assim que a pandemia o permita), subir ao palco com a peça “A Ratoeira” e quem sabe partir em digressão para a levar a todo o país.

 

aNOTÍCIA.pt