Miguel Barbosa em Jeddah pronto para o arranque do Dakar

Miguel Barbosa, piloto do BP Ultimate Vodafone Team, estreia-se em pistas da Arábia Saudita na 44.ª edição do Rally Dakar, que arranca dia 1 de janeiro

Miguel Barbosa no Dakar
Miguel Barbosa em Jeddah pronto para o arranque do Dakar - ®DR

O oito vezes campeão de Portugal de Todo-o-terreno Miguel Barbosa está na cidade de Jeddah, na Arábia Saudita, preparado para alinhar na 44.ª edição do Rally Dakar que arranca amanhã, dia 1 de janeiro, com o prólogo de 19 km e uma ligação até Ha’il.

Aos comandos de uma Toyota Hilux T1 e inserido na estrutura a Overdrive, Miguel Barbosa vai disputar este que é o maior evento mundial de desporto motorizado, doze anos depois, quando a prova rainha do TT ainda se realizava na América do Sul. O piloto do BP Ultimate Vodafone Team será acompanhado pelo experiente Pedro Velosa, com quem já partilhou entre outras as conquistas dos títulos de Campeão de Portugal de TT em 2012 e 2020.

“Estou muito feliz por estar presente numa prova como o Dakar. Sempre disse que depois de mais um título no Campeonato de Portugal os voos teriam de ser outros e aqui estou eu, a cumprir novamente este sonho, tantos anos depois. O teste PCR deu negativo e, assim sendo, ficou ultrapassado o primeiro grande receio. Já fizemos um shakedown, tivemos o briefing e algumas formações de mecânica e de navegação e durante o dia de hoje decorrem as verificações administrativas e técnicas e. Estamos inseridos numa boa equipa, temos um carro competitivo e fiável e uma concorrência bastante forte. Vamos ver como corre. Está tudo a postos para esta grande aventura”, salienta o piloto.

Miguel Barbosa estreou-se no Rali Dakar em 2006 sendo o Rookie do Ano. Repetiu a experiência em 2007, quando a prova ainda se disputava em África e partia de Portugal. O seu anterior Dakar foi em 2010 na América do Sul.

O Rally Dakar 2022 disputa-se pelo terceiro ano consecutivo na Arábia Saudita. A competição arranca a 1 de janeiro e termina dia 14. Os pilotos terão de cumprir um total de 8.177 quilómetros, divididos num prólogo de 19 km e doze etapas com um dia de descanso pelo meio. Serão disputados ao cronometro 4.258 Km, menos 500 do que na edição anterior, mas com mais areia e mais dunas no caminho. 

aNOTÍCIA.pt