Foral do Porto vai ter exibição inédita ao público

Em exibição inédita ao público, o Foral do Porto e o Foral Manuelino vão estar em exposição, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara do Porto

Foral do Porto
Foral do Porto vai ter exibição inédita ao público - ®DR

O Salão Nobre dos Paços do Concelho preparou-se para receber o mais antigo documento do Arquivo Municipal do Porto: o Foral da cidade, cujo conteúdo data de 1123. O testemunho com 900 anos é agora celebrado pela Câmara do Porto, com a primeira exibição ao público. O documento será exibido em conjunto com o Foral Manuelino, de 1517.

O Foral do Porto é apresentado amanhã e sábado, 27 e 28 de outubro, entre as 9 e as 17 horas (com exceção no dia 27, entre as 11h30 e as 13h30, que estará encerrado). A entrada é livre.

Quando, em 1123, o bispo D. Hugo deu ao Porto a sua primeira carta de foral, ficou reconhecida a autonomia do burgo portuense e o papel determinante na fundação do país. A carta de doação a D. Hugo, por parte de D. Teresa (mãe de D. Afonso Henriques), em 1120, já definia no documento histórico um Porto que abrangia a zona da Sé, com ligação ao rio Douro, passando por Campanhã, Lapa, Ramada Alta e Miragaia.

O documento histórico possui, nas palavras de Francisco Ribeiro da Silva, historiador e profundo conhecedor da história portuense, um caráter liberal e inovador. “O foral afirma que o Porto já começa a ser uma cidade (…). Começa aqui uma autonomia, alguma vontade de ser diferente, de se afirmar”, comenta.

De referir que no âmbito das celebrações dos 900 anos do Foral do Porto, decorre amanhã, às 12 horas, a cerimónia de lançamento do selo comemorativo dos CTT, com apresentação do Inteiro Postal da República. A sessão conta com a participação do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e do presidente executivo dos CTT, João Bento.

aNOTÍCIA.pt