Sebastião Salgado galardoado com o prémio Outstanding Contribution to Photography dos Sony World Photography Awards 2024

Sebastião Salgado galardoado com prémio de Extraordinária Contribuição para a Fotografia 2024

Sebastião Salgado
Sebastião Salgado galardoado com o prémio Outstanding Contribution to Photography dos Sony World Photography Awards 2024 - ®DR

A World Photography Organisation tem o prazer de anunciar o aclamado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado como o galardoado com o prémio Outstanding Contribution to Photography (Extraordinária Contribuição para a Fotografia) dos Sony World Photography Awards 2024. Um dos fotógrafos mais talentosos e mundialmente celebrados da atualidade, Sebastião Salgado alcançou fama internacional pelas suas notáveis composições a preto e branco captadas ao longo de uma carreira de mais de 50 anos.

Desde retratos pungentes de comunidades indígenas e trabalhadores industriais, até estudos sobre migração e panoramas impressionantes do mundo natural, o estilo fotográfico distinto de Salgado tem tido eco junto das audiências globais. As suas imagens, expostas nas principais instituições culturais e apresentadas nas principais publicações de todo o mundo, tornaram-se emblemáticas do jornalismo fotográfico contemporâneo.

Dezenas de fotografias de Salgado serão exibidas no âmbito da exposição dos Sony World Photography Awards 2024, que regressa à Somerset House, em Londres, de 19 de abril a 6 de maio de 2024. A seleção, realizada pelo fotógrafo, destaca os principais temas e marcos das últimas cinco décadas da sua carreira. Apresentando obras dos seus primeiros projetos, tais como Gold (1986) e Workers (1993), e séries mais recentes como Genesis (2011) e Amazônia (2019), a exposição explora as complexidades e nuances universais da vida no nosso planeta, revelando as suas angústias e dificuldades, bem como a sua extraordinária beleza.

Nascido em 1944 em Aimorés, Brasil, Sebastião Salgado formou-se e exerceu a profissão de economista antes de iniciar uma carreira a tempo inteiro na fotografia em 1973, passando a trabalhar com as principais agências fotográficas Sygma, Gamma e Magnum. O seu estilo fotográfico indelével está profundamente enraizado na sua herança: a sua infância no Brasil rural, rodeada pela grande extensão da natureza e pelo céu aberto, foi um importante ponto de contacto estético que orientou a sua objetiva e moldou a sua abordagem à luz, ao contraste e à proporcionalidade.

Nos anos 80 e 90, Sebastião Salgado viajou por todo o mundo para realizar os seus projetos, produzindo um conjunto de séries aclamadas que continuam a influenciar a cultura visual nos dias de hoje. As obras de vários destes projetos serão apresentadas na Somerset House como parte da exposição dos Sony World Photography Awards 2024, incluindo Gold (1986), que documenta as duras condições nos penhascos íngremes da mina de ouro de Serra Pelada, no norte do Brasil, e Workers (1993) que examina os desafios e as exigências do trabalho manual pesado nas indústrias petrolífera, da construção, agrícola e mineira. A exposição inclui também fotografias da série Exodus (2000), um projeto a longo prazo que traça o movimento global de pessoas em contextos de migração económica e de deslocação forçada.

Depois de testemunhar as atrocidades dos conflitos no Congo e no Ruanda, em meados dos anos 90, Salgado afastou-se da fotografia durante algum tempo, para se concentrar no trabalho ecológico. Com sua esposa Lélia, fundou o Instituto Terra, uma iniciativa para reflorestar e reconstruir a biodiversidade na Mata Atlântica brasileira. Ao observar a prodigiosa capacidade de renovação da natureza, Salgado inspirou-se para regressar à fotografia, criando dois grandes conjuntos de trabalhos,Genesis (2011) e Amazônia (2019), que estarão representados na exposição. Genesis explora cantos remotos e impressionantes do planeta onde a vida selvagem e os seres humanos coexistem harmoniosamente, enquanto que Amazônia retrata a floresta amazónica brasileira e as comunidades indígenas que a habitam, realçando a sua beleza e lançando luz sobre as ameaças que enfrenta.

Sobre a aceitação do seu prémio, Sebastião Salgado comentou: “Sinto-me honrado por receber este prémio e por saber que o meu trabalho está a chegar ao público. A fotografia é o meu modo de vida, é a minha linguagem e, ao longo da minha carreira, sempre me interessei por captar o momento histórico em que vivemos e por contar as histórias da nossa espécie e do nosso planeta. Um fotógrafo fotografa com a sua herança e, no meu trabalho, procuro explorar a nossa experiência humana comum.”

O prémio Outstanding Contribution to Photography honra uma pessoa ou um grupo de pessoas que teve um impacto significativo nos meios fotográficos. Enquanto 17.º vencedor do prémio, Sebastião Salgado junta-se a uma distinta lista de nomes icónicos incluindo William Klein (2012), William Eggleston (2013), Elliott Erwitt (2015), Martin Parr (2017), Candida Höfer (2018), Graciela Iturbide (2021), Edward Burtynsky (2022) e Rinko Kawauchi (2023), entre outros.

Os vencedores globais das categorias Student (Estudante), Youth (Juventude), Open (Aberto) e Professional (Profissional) dos Sony World Photography Awards 2024 serão anunciados a 18 de abril de 2024. Para mais informações sobre os futuros anúncios e os vencedores, visite www.worldphoto.org.

aNOTÍCIA.pt